SDE apresenta planejamento estratégico para reitores de universidades e institutos do Ceará

18 de abril de 2024 - 19:23 # # # # # # # # # # # #

Secretário Salmito Filho destaca a importância da Academia para as políticas públicas de desenvolvimento econômico

Nesta quinta-feira (18), o secretário Salmito Filho, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), reuniu a Governança do Sistema SDE, formada pelos secretários-executivos da pasta, para a apresentação do Planejamento Estratégico do órgão a reitores de universidades e institutos do Ceará. Na ocasião, ficaram decididos novos encontros para o aprofundamento do documento.

Estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Dárcio Ítalo Alves Teixeira; o reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Carlos Kléber Nascimento de Oliveira; o reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes; o vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza (Unifor), Milton Sousa; a vice-reitora da Unifor, Maria Clara Bugarim; o vice-reitor da Universidade do Vale do Acaraú (UVA), Francisco Carvalho; o reitor da UNILAB, Roque Albuquerque; o reitor da Universidade Vale do Jaguaribe, Antonio Henrique Dummar Antero; a pró-reitora de Pesquisa do IFCE, Joélia Marques; a professora de Direito da UFC, Cynara Mariano; e o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, que participou de forma virtual. Pela SDE, participaram os secretários-executivos Fábio Feijó (Comércio, Serviços e Inovação), Joaquim Rolim (Indústria), Sílvio Carlos (Agronegócio); Márcio Pontes, chefe de gabinete; e Eduardo Neto, representando a Agência de Desenvolvimento so Ceará (Adece).

“Eu quero agradecer a presença dos reitores, vice-reitores e pró-reitores que estiveram aqui representando a nossa Academia do Estado do Ceará, as universidades e os institutos. Nós os convidamos, enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico, porque compreendemos que não há desenvolvimento sem universidades, sem academias, sem institutos. E esta, inclusive, é uma orientação do nosso governador Elmano de Freitas: fortalecer os nossos estudantes, professores, quem produz educação, ciência e tecnologia no Estado do Ceará. Então, foi um momento muito especial, foi um momento histórico, foi um primeiro momento, teremos outros momentos, teremos uma agenda, e a nossa intenção é aliar a produção da ciência e da tecnologia também às oportunidades produtivas no estado do Ceará, às que já estão acontecendo e àquelas que nós desejamos e nas quais estamos trabalhando para que venham a acontecer”, destacou o Secretário.

Na ocasião, o Secretário informou que o documento não é apenas uma peça formal, mas uma orientação para o desenvolvimento das ações no período de 2024 a 2027. Segundo ele, o primeiro objetivo foi garantir a lógica da continuidade e que estivesse de acordo com o Plano Plurianual (PPA). “O governo de continuidade é uma marca do governo do Ceará, assim como a garantia das conquistas e os avanços. Dessa forma, tivemos o cuidado de conhecer o planejamento estratégico da antiga SEDET, da plataforma Ceará 2050, e também fizemos um diagnóstico interno. Outro ponto de partida foi o Plano de Governo, apresentado pelo então candidato Elmano e construído com a participação da sociedade”, destacou Salmito.

“Foi uma reunião superprodutiva. Em momentos posteriores, a gente vai dar sequência, vai identificar projetos que possam alavancar mais ainda a economia do nosso estado”, comentou o reitor da UFC, Custódio Almeida.

“Estivemos hoje reunidos para pensar o Ceará do futuro e pensar o Ceará do hoje na perspectiva não só de geração de emprego, mas na mudança de uma matriz econômica que permita ao cearense e ao Ceará crescer e avançar em nível nacional e internacional. Então, a priori, a agenda é uma agenda de planejamento, mas que será posteriormente uma agenda de concretização das ações”, destacou o reitor do IFCE, Wally Menezes.

O vice-reitor da UVA, Francisco Carvalho, achou a iniciativa fantástica. “Essa integração, essa mobilização no sentido de as instituições trabalharem em parceria. Fica na minha memória a frase do secretário que diz que ‘não há desenvolvimento sem universidade’. É um chavão, mas isso é certo, não há desenvolvimento. E o resultado tem que ser muito útil. Estaremos reunidos em um segundo momento para a gente fazer um experimento que realmente dê início às atividades em parceria para ter um maior desenvolvimento.”

Sobre o Plano

O Plano Estratégico 2024-2027 apresenta como diagnóstico preliminar três eixos principais: desenvolvimento da economia tradicional, o que significa manter e melhorar o setor primário (agropecuária), o setor secundário (indústria) e o setor terciário (comércio e serviços); avanço em relação ao desenvolvimento da nova economia, com energias renováveis, H2V, nova indústria verde, indústria 4.0 e indústria do conhecimento; e inclusão do desenvolvimento econômico territorial, com dois programas: um de mobilidade econômica e social e outro de oportunidades de desenvolvimento econômico para o Ceará. A inserção de programas de desenvolvimento territorial reforça o compromisso assumido pelo governador Elmano de Freitas de criar oportunidades produtivas no coração do Sertão cearense.

Na proposta, constam o desenvolvimento de cerca de 100 ações para tornar o Ceará o melhor lugar de oportunidades para negócios sustentáveis, um protagonista global em hidrogênio verde e produtos verdes em prol de uma sustentável transição energética mundial, além de um lugar melhor para instalar empresas de base tecnológica do Brasil.