Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará apresenta seu Planejamento Estratégico

13 de março de 2024 - 11:13 # # # # # # # # #

Ascom SDE

O Secretário Salmito Filho lidera reunião do Comitê Executivo para apresentar visão e metas para o período de 2024 a 2027

Nesta terça-feira (12), o secretário Salmito Filho, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), juntamente com o secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Fábio Feijó, reuniu a Governança do Sistema SDE, formado pelos secretários-executivos, presidentes e diretores das vinculadas da pasta, para apresentação do Planejamento Estratégico do órgão.

Na ocasião, o Secretário destacou que o documento não é apenas uma peça formal, mas sim uma orientação para o desenvolvimento das ações no período de 2024 a 2027. Segundo ele, o primeiro objetivo foi garantir a lógica da continuidade e, ainda, que estivesse de acordo com o Plano Plurianual (PPA). “O governo de continuidade é uma marca do Governo do Ceará, assim como a garantia das conquistas e os avanços. Dessa forma, tivemos o cuidado de conhecer o planejamento estratégico da antiga Sedet, da plataforma Ceará 2050, e também fizemos um diagnóstico interno. Outro ponto de partida foi o Plano de Governo, apresentado pelo então candidato Elmano, construído com a participação da sociedade”, destacou Salmito.

Sobre o Plano

O Plano Estratégico 2024-2027 apresenta como diagnóstico preliminar três eixos principais: desenvolvimento da economia tradicional, o que significa manter e melhorar o setor primário (agropecuária), o setor secundário (indústria) e o setor terciário (comércio e serviços); avanço em relação ao desenvolvimento da nova economia, com energias renováveis, H2V, nova indústria verde, indústria 4.0 e indústria do conhecimento; e inclusão do desenvolvimento econômico territorial, com dois programas: um de mobilidade econômica e social e outro de oportunidades de desenvolvimento econômico para o Ceará. A inserção de programas de desenvolvimento territorial reforça o compromisso assumido pelo governador Elmano de Freitas de criar oportunidades produtivas no coração do Sertão cearense.

Na proposta, constam o desenvolvimento de cerca de 100 ações para tornar o Ceará o melhor lugar de oportunidades para negócios sustentáveis, um protagonista global em hidrogênio verde e produtos verdes em prol de uma sustentável transição energética mundial, além de um lugar melhor para instalar empresas de base tecnológica do Brasil.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, comentou: “Participamos da apresentação do Planejamento Estratégico que está sendo pensado para o desenvolvimento econômico do estado. Não poderia ter sido diferente pelo compromisso que o secretário Salmito vem tendo com o pensamento da inclusão, de forma a reduzir a desigualdade social, tendo a intercessão de todas as atividades de cada órgão com o sentido de integrar para que o Ceará cresça e reduza as desigualdades sociais”.

“Tivemos a satisfação de ver a apresentação do Planejamento Estratégico da SDE, interagimos e buscamos compatibilizar, cada vez mais, esse trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria e nas vinculadas. É também uma satisfação perceber que já estamos atuando de forma bastante integrada em várias ações. Isso só vem a fortalecer e viabilizar cada vez mais os projetos de interesse do estado do Ceará”, disse Hugo Figueiredo, presidente do CIPP.

“É com muita empolgação que esperamos contribuir para a execução plena desse planejamento”, pontuou o presidente do IPEM, Francisco Barroso.

O diretor de Governança da ZPE, Luís Fernando Simões, disse ter saído muito animado da reunião com as ações, o plano e as iniciativas da SDE. “A ZPE trabalha junto com o Complexo do Pecém pelo desenvolvimento econômico do Ceará. Enfrentamos desafios em conjunto com a SDE com o objetivo de construir o desenvolvimento econômico sustentável do estado, atraindo negócios e gerando empregos de forma sustentável para fortalecer a atração de negócios, especificamente no Porto do Pecém. Estamos de braços dados com a SDE para construir e fazer as ações necessárias para executarmos o plano desenvolvido e apresentado pela SDE”, destacou.

Participaram da reunião a presidente da Junta Comercial do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa; o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueiredo; o presidente e o diretor de Governança da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), Hélio Leitão e Luís Fernando Simões, respectivamente; o representante da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Luís Oliveira; o presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Francisco Barroso Rodrigues; e os secretários-executivos de Planejamento e Gestão Interna, George Dantas; do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro; e da Indústria, Joaquim Rolim, que participou de forma remota.