Novas oportunidades de crescimento para o Ceará

28 de janeiro de 2022 - 12:45 # # # # #

Darlan Moreira - Ascom Sedet

O decreto presidencial (10.946/22), publicado no dia 26 de janeiro vai trazer grandes oportunidades de negócios para o segmento de energia a partir dos ventos nos 573 Kms no litoral do Ceará, com a produção de energias eólicas “off-shore” – em alto mar.

“Temos atração de R$ 57 bilhões em investimentos no Ceará. O Ministério das Minas e Energias agiu bem com essa regulamentação”, avalia o secretário estadual do Desenvolvimento e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior.

O Ceará tem grandes possibilidades de atrair investimentos off shore. “Até 20 kms da costa temos profundidade favorável (cerca de 30 metros) ”, observa Sérgio Araújo, coordenador de atração de investimentos da Sedet.

Essas condições geográficas, segundo Sérgio Araújo, são propícias à atração de negócios. “Temos ventos e temperatura constantes. Até para manutenção de equipamentos somos favorecidos”, observa.

“Existe uma conjunção favorável no Ceará para produção de energias renováveis. E estamos vivenciando um momento muito virtuoso. Empresas globais de energia estão atentas ao nosso potencial”, diz o secretário Maia Júnior.

“Vivemos um momento de transição na matriz energética no mundo. E o Ceará desponta como um estado muito competitivo nesse processo, por vários fatores associados”, avalia o secretário.

“Temos potencial de produção de energia solar, ventos favoráveis para eólicas, grandes empresas interessadas em gás natural, hidrogênio verde. Nos próximos anos, o Ceará vai exportar energia limpa não apenas para o Brasil e também outros países”.