Secretário-executivo da SDE destaca importância de refinaria e seu projeto inovador “Carbono Neutro”

10 de abril de 2024 - 16:09 # # # #

Da esquerda para a direita, Gustavo Vicentino, Diana Azevedo, Alfredo Alle Andrade David, Joaquim Rolim e William França da Silva

Esse projeto, que envolve investimento de aproximadamente R$ 300 milhões de reais, será implementado em diversas etapas e promete trazer não apenas desenvolvimento social, mas também sustentabilidade

Na manhã desta terça-feira (09), o secretário-executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, representou o Governo do Estado do Ceará na posse do novo gerente-geral da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), Sr. Alfredo Alle Andrade David. O evento contou com a participação de William França da Silva, diretor-executivo de Processos Industriais e Produtos; Diana Azevedo, vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC); Francisco Márcio, representante do Comitê de Relacionamento Comunitário; Fernandes Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo (Sindipetro CE/PI); Marcelo Lira, ex-gerente geral da Lubnor; Marcos Jeber, gerente; Bernardo Santana, diretor do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia); Gustavo Vicentino, secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da SEMA, além de funcionários da Lubnor.

Para Joaquim Rolim, a Lubnor desempenha um papel de destaque tanto para o Ceará quanto para o Nordeste, evidenciando a importância da empresa na região. Ele ressaltou o projeto relevante da empresa denominado “Carbono Neutro”, cujo objetivo é neutralizar as emissões de carbono da Lubnor. Esse projeto, que envolve um investimento de aproximadamente R$300 milhões de reais, será implementado em diversas etapas e promete trazer não apenas desenvolvimento social, mas também sustentabilidade ambiental. Rolim destacou a importância desse projeto, salientando que a Lubnor será uma das primeiras refinarias do país a alcançar a neutralidade na emissão de carbono.

A Lubnor, refinaria da Petrobrás, é conhecida por sua liderança na produção de asfalto no Brasil e contribui com cerca de 10% da produção nacional desse importante insumo. Além disso, a refinaria também é reconhecida pela fabricação de lubrificantes naftênicos, produtos de alta qualidade destinados a usos nobres, como isolantes térmicos para transformadores de alta voltagem, amortecedores para veículos e equipamentos pneumáticos.