SDE discute estratégias para beneficiar setor de pesca no Ceará
23 de janeiro de 2025 - 14:02 #Agronegócio #pesca
Ascom SDE
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) a superintendente federal de Pesca e Aquicultura, Keivia Dias, que apresentou diretrizes e estratégias que beneficiam o setor no Ceará. Na ocasião, foram explanados dados dos quinhentos dias de gestão do órgão, além de uma proposta de lançamento de projeto que visa a comercialização da pesca.
De acordo com a superintendência, responsável pela gestão do setor de pesca no Ceará, desde a parte de registros de carteira de pescador e de embarcação, o estado possui 30.000 mil pescadores e 5.000 mil produtores de camarão no litoral e no sertão registrados pelo órgão. O Ceará é o maior produtor de camarão do país, e possui a terceira maior frota lagosteira, sendo o maior exportador deste produto.
O desempenho da pesca no estado alcançado ao longo de 2024 impulsionou a criação de novas unidades, que prometem apresentar resultados ainda mais impactantes para o próximo semestre.
Segundo o secretário da SDE, Domingos Filho, “a parceria entre SDE e superintendência promoverá o fortalecimento e a inovação do segmento, impulsionando seu desenvolvimento econômico, permitindo também a geração de mais empregos e renda para o setor.”, afirma.
Para os próximos passos, SDE, Adagri e a superintendência estarão alinhando medidas no intuito de avançar com tratativas para o lançamento do projeto de comercialização do pescado. A Adagri é o órgão que faz a certificação deste setor.