Núcleos gestores das Câmaras Setoriais tomam posse para o exercício de 2024

22 de fevereiro de 2024 - 17:21 # # #

Ascom Adece

Em solenidade realizada no Sistema de Desenvolvimento Econômico na tarde desta quinta-feira (22), presidentes, vice-presidentes e secretários-gerais das Câmaras Setoriais tomaram posse para o exercício do ano de 2024. Os núcleos gestores foram eleitos pela maioria dos integrantes de cada câmara e empossados na presença do diretor de Fomento da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Luís Eduardo Barros. Participaram do momento os secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), George Dantas, de Planejamento e Gestão Interna, e Sílvio Carlos Ribeiro, do Agronegócio.

Representando o presidente da Adece, Danilo Serpa, Luís Eduardo Barros destacou alguns números conquistados pela Agência e a importância do trabalho em parceria. “A Adece encerrou o ano de 2023 com R$ 3,1 bilhões em incentivos fiscais pelo Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). Mais de R$ 6 milhões foram investidos em projetos estratégicos de fomento à inovação e novas tecnologias. Mais de R$ 63 milhões estão sendo investidos em infraestrutura para empresas que desejam se instalar no Estado. Aproximadamente R$ 160 milhões em financiamentos foram desembolsados para mais de 60 mil empreendedores cearenses por meio do Ceará Credi. Também em 2023, juntas, as Câmaras Setoriais realizaram 104 reuniões com a presença de 2004 participantes. Estes números são fruto de um trabalho incansável para o crescimento da economia do Ceará. É uma soma de esforços para gerar emprego, renda e dignidade para o povo cearense. E é nas Câmaras Setoriais, por meio dos quatro pilares – governo, academia, iniciativa privada e instituições financeiras – que juntos trabalhamos para a sustentabilidade das empresas e o favorecimento da ambiência de negócios local. Por isso, quero agradecer aqui ao trabalho dos reeleitos, que já vinham se empenhando, e dar boas-vindas aos novos eleitos”, disse.

Em nome dos presidentes das câmaras, o presidente da Câmara Setorial da Saúde, Marcos Soares, destacou projetos concretizados com apoio das Câmaras Setoriais e do Governo do Ceará, academia e instituições financeiras, como o Polo da Saúde e o Polo Químico de Guaiúba. “Sou a favor que a Câmara tenha um objetivo, um plano de ação e que todo ano seja reeleito um presidente. Já sabemos tudo o que queremos, sabemos o que precisa ser feito, por parte do Governo. A academia é uma parceira fortíssima com qualificação e recursos humanos em universidades boas, tanto públicas quanto privadas. Tudo isso são combustíveis para trabalharmos na câmara”, completou.

Em nome do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, o representante George Dantas parabenizou os eleitos presentes. “A secretaria está à disposição. Queremos dialogar, queremos ver o que as Câmaras estão produzindo de ideias e queremos ser essa ponte com o Governo do Estado para alcançarmos os melhores resultados”, finalizou.

As Câmaras Setoriais foram fundadas em 2008 inspiradas no modelo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Governo Federal, e, de lá para cá, passaram por diversas mudanças em sua dinâmica. O último formato foi firmado em 2022, em parceria com as principais entidades que atuam em prol da economia cearense. Os órgãos colegiados são vinculados à Adece e têm por finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações voltados para o desenvolvimento sustentável do Estado. Além da articulação direta entre os setores produtivos e a gestão pública, as câmaras também viabilizam a intersetorialidade entre os distintos setores produtivos locais.

Confira os eleitos para compor os núcleos gestores

CÂMARA SETORIAL DE COMÉRCIO E SERVIÇOS:

Presidente: Antonia Dalvani Marques Arruda
Vice-Presidente: Yuri Torquato de Oliveira
Secretária-Geral: Tânia Maria Damasceno Silva

CÂMARA SETORIAL DE COMÉRCIO EXTERIOR:

Presidente: Igor Maia Gonçalves
Vice-Presidente: Karina Bzyl Feitosa
Secretário-Geral: Vicente Ferrer Augusto Gonçalves

CÂMARA SETORIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL:

Presidente- Rui de Castro Palácio Filho
Vice-Presidente-Francisco Ayrton de Aguiar Junior