SDE destaca avanços e perspectivas na transição energética em reunião da Câmara Setorial de Energias

26 de janeiro de 2024 - 18:30 # # #

Secretário-executivo apresenta panorama global e ressalta compromissos do Ceará

Nesta sexta-feira (26), o secretário-executivo da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Joaquim Rolim, representou o titular da pasta, Salmito Filho, em reunião virtual da Câmara Setorial de Energias.

Durante a reunião, Rolim apresentou um panorama mundial do tema energia, as perspectivas e oportunidades, assim como os desafios e a transição energética em nível nacional e mundial. Além disso, o secretário-executivo comentou sobre a situação do país e sobre as referências mundiais, principalmente como elas estão planejando e executando a transição energética.

Além de apresentar, em linhas gerais, o plano estratégico da SDE, elaborado sob a liderança do secretário Salmito e já apresentado ao governador Elmano de Freitas, Rolim ressaltou a importância de se ter a produção da molécula de hidrogênio verde e também de produtos verdes, como o aço verde, o cimento verde e outros, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao hidrogênio, principalmente as tecnologias de baixo custo, que possam contribuir com a transição energética. “Em todo esse trabalho em prol da transição energética e energia renovável que a gente vê no Ceará está à frente o nosso governador Elmano de Freitas, que tem diretamente liderado o processo”, pontuou.

Na ocasião, o secretário-executivo também destacou as perspectivas no Ceará, os Memorandos de Entendimento (MoU) em elaboração e os já firmados, totalizando 36 compromissos.

Participaram da reunião o presidente da Câmara Setorial de Energias, Jonas Becker; o presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz, Jurandir Picanço, Mônica Saraiva Panik, consultores da FIEC; Constantino Frate, coordenador de Energia da FIEC; Isabela Maciel, gestora do SENAI; Paulo Siqueira, diretor do Sindienergia; Silvana Ponte, assessora da ADECE; Gustavo Sousa, diretor da Cegás; e outras autoridades e especialistas do setor.

A Câmara Setorial é um órgão colegiado, vinculado à Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S/A – Adece, tendo como finalidade propor, apoiar e acompanhar projetos e ações visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará.