SDE registra crescimento significativo nas exportações do agronegócio cearense em 2023

24 de janeiro de 2024 - 12:07 # # # # # #

Fotos: Alamy

Destacam-se nesse cenário internacional seis produtos que impulsionaram o crescimento de 8,8%

O agronegócio do Ceará registrou um aumento de 8,8% nas exportações em 2023 segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE). Destacam-se no cenário internacional seis produtos cearenses que impulsionaram esse crescimento, com destaque para cera de carnaúba (+14,8%), água de coco (+15,4%), flores (+54,1%), frutas (+29,1%), couros e peles (+37,7%) e produtos hortícolas (+49,3%).

As frutas, que lideraram as exportações e cresceram 29,1%, chegaram a US$ 93,7 milhões em 2023. Esse setor assumiu o 1º lugar nas exportações do agro, 3º lugar nas exportações totais do estado e manteve o 5º lugar nacional. As principais frutas exportadas são melões, melancias, bananas, mangas e mamões. Essas exportações obtiveram uma participação de 23% do total de agronegócios.

“Os resultados são animadores e demonstram o potencial exportador de nosso Estado para o agronegócio de produtos de alto valor agregado, como as frutas, por exemplo. Estamos sempre buscando conhecer o que o mercado internacional está demandando para incentivar os produtores cearenses. Com esse foco, podemos crescer muito mais nos próximos anos”, destaca o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro.

Em comparação, pescados, que ocupavam a 1ª posição no ano anterior, caíram para a 2ª colocação. Outro produto, a castanha de caju, mesmo com uma redução de mais de 30% na produção em 2023, manteve-se resiliente, cuja exportação atingiu quase os mesmos valores do ano anterior (-0,3%).

No ranking nacional, o Ceará se destaca como o maior exportador brasileiro de pescado, castanha de caju, cera de carnaúba e água de coco. Além disso, ocupa posições relevantes em extrato vegetal, flores, frutas, mel de abelhas, couros e peles, e, sucos de frutas.

Os principais destinos das exportações cearenses em 2023 foram os Estados Unidos (33% do setor do agro), Países Baixos, Reino Unido, China e Alemanha.

Para uma análise mais detalhada, os resultados das exportações do agronegócio cearense estão disponíveis no Power BI, publicado no site da SDE.