Secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos, é o primeiro cearense a presidir a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem

28 de fevereiro de 2024 - 18:40 # # # #

A posse aconteceu nesta terça-feira ( 27) em Brasília

Tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) Sílvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). O evento, realizado nesta terça-feira (27), ocorreu no auditório da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), situado na capital federal.

Secretário Sílvio fala com orgulho sobre assumir a ABID, destacando o trabalho que desempenha e agradecendo ao governador Elmano de Freitas e ao secretário da SDE, Salmito Filho, pela grande parceria com o setor agrícola. “Com muito orgulho, assumi a presidência da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem, a ABID. Com mais de 52 anos de existência e diversas iniciativas em todo o país, a ABID tem uma história rica. Acredito que a ABID pode contribuir significativamente para as atividades aqui no estado, promovendo e difundindo a tecnologia de irrigação, especialmente no Nordeste brasileiro, onde é mais necessária. É uma perspectiva bastante positiva, esperamos colher bons frutos e trazer projetos promissores para o nosso estado. Agradeço ao governador Elmano de Freitas pelo apoio à agricultura irrigada, que está em crescimento no Ceará, e ao secretário Salmito Filho pelo suporte à nossa secretaria-executiva do Agronegócio.”

Foco na sustentabilidade agrícola

A ABID, entidade sem fins lucrativos, tem como missão promover iniciativas relacionadas à irrigação e drenagem no Brasil. Seu principal objetivo é impulsionar o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias e práticas validadas nesse campo, visando melhorar a eficiência do uso da água na agricultura e promover a sustentabilidade do setor agrícola nacional.

Com uma história de 52 anos, a ABID tem desempenhado um papel crucial como intermediária entre os setores público, privado e acadêmico, organizando eventos, congressos, cursos, workshops e publicações voltadas à disseminação de conhecimento e boas práticas em irrigação e drenagem. Destaque para o CONIRD – Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, realizado anualmente pela ABID, que em 2024 alcançará sua 33° edição.

Uma das publicações mais respeitadas da associação é a Revista ITEM – Irrigação e Tecnologia Moderna, que há mais de 40 anos tem contribuído para a divulgação do conhecimento científico em diferentes segmentos da agricultura irrigada, além de produzir livros e coleções sobre irrigação e drenagem.
A nomeação de Sílvio Carlos para a presidência da ABID representa não apenas o reconhecimento de seu trabalho e expertise na área, mas também um marco histórico, sendo o primeiro cearense a assumir tal posição. Essa nomeação reforça o compromisso da instituição em continuar contribuindo com o avanço da agricultura irrigada no Brasil em consonância com sua longa trajetória e legado no setor.