Ouvidoria da Jucec reduz em 36% número de manifestações

23 de junho de 2023 - 14:09 # #

Ascom Jucec

Melhoria na prestação dos serviços e ações de simplificação do registro empresarial refletem no resultado

O número de manifestações do tipo reclamação recebidas pela Ouvidoria da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) reduziu em 36%, entre janeiro e maio deste ano (82), em comparação ao mesmo período de 2022 (128). Os dados são resultado de ações desenvolvidas pela Autarquia com objetivo de simplificar e tornar mais ágil a prestação dos serviços, com a implementação de projetos como o Registro Automático, Assinaturas Avançadas e o Empresa Mais Simples, além de melhorias no atendimento ao público com o Juca, assistente virtual, o agendamento pela internet, entre outros.

Além da diminuição percebida este ano, os dados da setorial de ouvidoria da Jucec apontam queda no número de manifestações registradas ao longo dos últimos 4 anos. Em 2022, de janeiro a dezembro, foram 481 registros, enquanto em 2021 foram 781 demandas de ouvidoria, o que corresponde a redução de 38,41%. No mesmo período, também  ocorreu redução de 41,21% no número de reclamações, com 462 registros em 2021 e 271 manifestações desse tipo em 2022.

De acordo com a Bia Sousa, da equipe de ouvidoria da Jucec, a setorial percebeu uma redução considerável no volume de manifestações recebidas, sobretudo no que se refere a reclamações sobre o tempo de análise dos processos de registro empresarial e sobre canal de atendimento imediato. “Hoje, não acontecem reclamações recorrentes de assuntos pontuais, como esses, e o interessante é que os gerentes das unidades da Jucec analisam cada assunto das manifestações e providenciam ações com o objetivo de melhorar o serviço prestado ao cidadão”.

Para o contador Marcus Levy Guedes o Portal de Serviços da Jucec reduz a necessidade de busca por atendimento, “pois além da digitalização, temos um sistema muito intuitivo e de fácil manuseio.” Guedes também comenta a transformação digital ocorrida na Jucec. “Antes, os processos demoravam alguns dias para serem analisados. Hoje, temos vários processos com aprovação célere, alguns com o Registro Automático, tendo ainda a possibilidade de abrir gratuitamente. Acredito que a desburocratização e celeridade nas análises de processos pela Jucec refletem o crescimento nas aberturas de empresas no nosso estado, nos últimos anos.”