Fórum Estadual das Microempresas e Empresas e Pequeno Porte do Ceará se reune para a 43º Reunião Ordinária

28 de junho de 2021 - 11:27 #

Integrantes do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas e Pequeno Porte do Ceará reuniram-se, na última quinta-feira (28), de forma virtual, para a 43ª Reunião Ordinária. Estiveram presentes os representantes das 20 entidades que compõem o Fórum. A reunião, conduzida pelo secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Kennedy Vasconcelos, teve como pauta o Programa Mais Brasil, do Governo Federal, e o Programa Cidades Empreendedoras, do Sebrae Nacional.

A coordenadora na Subsecretaria de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia, Gabriella Capelleto, falou sobre o Programa Mais Brasil e da importância das entidades em aderir ao Programa. Também participou do encontro o Articulador Regional do SEBRAE/CE, Sílvio Moreira, que apontou como o Sebrae/CE tem atuado, já que é uma das entidades responsáveis pelo programa no Ceará.

O Programa Mais Brasil visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. No caso do Ceará, a adesão ocorreu em março de 2021 com o apoio das instituições executoras: Sebrae e Senai. A meta inicial é atender 105 mil ME e EPP de serviços, comércio e indústria.

O assunto foi levado para o debate pelo Comitê Temático de Tecnologia e Inovação, que priorizou, dentre as ações em seu Plano Anual/2021, a “Promoção do Programa Brasil Mais”.

No segundo ponto da reunião, o Programa Cidades Empreendedoras, foi apresentado pela Gerente Estadual da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae Ceará, Wilma Almeida. O programa tem como objetivo “criar um ambiente favorável e facilitado ao desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo nos municípios” e pode ser um grande aliado dos municípios/prefeituras no fortalecimento da economia, além de ser 70% subsidiado pelo Sebrae.

Por fim, foram realizados os informes, com destaque para a elaboração dos Planos de Ação dos cinco Comitês Temáticos do Fórum e a capacitação de 129 empreendedores capacitados pelo curso Ead “Como vender para a administração pública”, por meio da EGP, promovido e articulado pelo CT2 – Acesso a Mercados.