Programa Clusters Econômicos de Inovação avança mais uma etapa

15 de setembro de 2020 - 16:36 # # #

O programa Clusters Econômicos de Inovação, que abrange diversos municípios cearenses, avança para uma nova fase. A nova etapa do projeto consiste na priorização de problemas dos clusters, na qual empresas e pesquisadores de cada região deverão formar equipes e defender os problemas de seu cluster priorizado para uma banca especializada, em formato de pitch, de até 10 minutos.

Estes problemas serão avaliados pela banca a partir dos seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução. Concomitantemente a esta etapa, acontecerá a seleção dos pesquisadores que modelarão os problemas junto das empresas e receberão bolsas da FUNCAP. Vale ressaltar que o pesquisador deverá ter qualificação técnica comprovada para a solução do problema e, caso deseje, poderá defender mais de um problema. Além disso, os pesquisadores devem pertencer à região, podendo ser analisadas exceções justificadas.

“Até o momento mais de 100 problemas foram levantados nas oficinas nos 19 clusters. Deverão ser priorizados até 3 problemas por cluster, ou seja, até 57 problemas, para os quais serão trabalhadas soluções através do fomento ao desenvolvimento de produtos e serviços inovadores por pesquisadores e empreendedores locais”, destaca o secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação, Júlio Cavalcante.

Como participar

Desde o mês de junho deste ano estão sendo realizadas oficinas virtuais participativas (Workshop de Levantamento de Problemas) em todos os clusters priorizados para o ciclo 1, amplamente divulgados junto a representantes de empresas, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento dos setores de cada região. As oficinas tiveram como objetivo o levantamento de problemas e gargalos que afetam a competitividade desses setores priorizados pelo programa. Os registros dessas reuniões encontram-se no link: https://drive.google.com/drive/folders/1rNDe7VRaVVisoLA00ilkYbDlCJ7TVy3X

Adicionalmente aos Workshops, os representantes das instituições dos setores de cada região estão estimulados a enviar propostas de problemas. As equipes de empresas e pesquisadores que desejarem apresentar os problemas deverão manifestar interesse através do e-mail sxcsi@sedet.ce.gov.br, além de enviar um modelo de apresentação preenchido para uma pré-avaliação para os pitchs até o dia 30 de setembro de 2020.

No link abaixo é possível fazer o download da apresentação do projeto. Ainda há outro arquivo que contém o detalhamento dos critérios que serão utilizados nas avaliações. Após o envio desses documentos, os técnicos da Secretaria Executiva do Comércio, Serviços e Inovação entrarão em contato com as equipes para maiores informações.

https://drive.google.com/drive/folders/144Ge5pquPx9hzFA6v-iszxsYTR6O1kj0

Saiba mais

O programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contando com a participação ativa da maioria das instituições que formam o ecossistema de inovação do Estado.

O programa atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do estado do Ceará, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região.

Em 2019, o programa se iniciou com o ciclo 1, em que 5 das 14 regiões de Planejamento do Ceará estão contempladas. As 5 regiões de planejamento para o primeiro ciclo são: Cariri, Grande Fortaleza, Sertão Central, Sertão de Sobral e Vale do Jaguaribe. Pela heterogeneidade nas atividades econômicas e pela alta densidade populacional, a Grande Fortaleza foi dividida em três sub-regiões.

Clusters priorizados

Cariri: Comércio, Cadeia da Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Logística, Turismo;
Grande Fortaleza I*: Cadeia da Água e Tecnologia da Informação e Comunicação, Cadeia da Saúde e Turismo;
Grande Fortaleza II: Indústria de Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Turismo e Economia da Saúde;
Grande Fortaleza III*: Indústria de Transformação (Metalurgia e Minerais), Infraestrutura e Logística, Energias Renováveis;
Sertão Central: Cadeia da Saúde, Indústria da Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Tecnologia da Informação e Comunicação.
Sertão de Sobral*: Cadeia da Saúde, Indústria de Transformação (Couros, calçados e confecções), Economia da Educação, Energias Renováveis e Tecnologia da Informação e Comunicação;
Vale do Jaguaribe*: Indústria de Transformação (Alimentos e Bebidas) / Agropecuária e Extrativismo, Indústria de Transformação (Metalurgia e Minerais) e Tecnologia da Informação e Comunicação.
*Os clusters de Turismo e Economia da Saúde de Grande Fortaleza I, de Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do Jaguaribe e de Sertão de Sobral, bem como os clusters a serem priorizados para as demais regiões de planejamento do estado serão trabalhados nos próximos ciclos.