Ceará celebra Noite de Reconhecimento e Inovação no Encontro Nacional de Tecnologia

1 de dezembro de 2023 - 15:34 # # # #

Ascom SDE

Na última quinta-feira,(30/11), o Ceará foi palco de uma Noite de Homenagens durante o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação. Fábio Feijó, secretário executivo do Comércio, Serviço e Inovação da secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), representando o governador Elmano de Freitas, ressaltou a importância do evento: “Esta noite celebra não apenas a inovação, mas também os 35 anos de contribuição da Assespro Ceará e seu papel vital na formação de profissionais para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O Encontro Nacional, pela primeira vez sediado no Ceará, proporcionou uma plataforma para profissionais e autoridades discutirem temas cruciais para o desenvolvimento do setor econômico de TIC.

A Federação Assespro, entidade sem fins lucrativos desde sua fundação em 1976, assume um papel vital ao representar empresas nacionais de tecnologia. Com mais de 2.500 empresas associadas, destaca-se por promover a integração entre a comunidade acadêmica e empresarial, contribuindo para a formação de profissionais qualificados. Feijó acrescenta: “Essa noite evidencia o comprometimento da Assespro na defesa dos interesses do setor e na colaboração com os governos para impulsionar o mercado de TIC.”

Cenário TIC no Ceará: Desafios e Oportunidades

Atualmente, o setor de TIC representa quase 9% do PIB brasileiro e é um dos segmentos econômicos que mais empregam e remuneram os trabalhadores, pagando salários bem acima da média nacional. Fábio Feijó destaca: “O Ceará se beneficia desse importante segmento econômico devido a vantagens competitivas conquistadas ao longo dos anos, principalmente pelos investimentos públicos realizados.”

A primeira grande vantagem ressaltada por Feijó é o Ceará ser um Estado formador de mão de obra qualificada para o setor, oferecendo cursos técnicos em TIC em todos os seus 92 municípios. Além disso, menciona o projeto C-Jovem, que será ampliado com o apoio federal, liderado pelas universidades cearenses.

A segunda vantagem é o Ceará ser o maior Hub de Cabos Submarinos de Fibra Ótica do mundo, com 17 cabos submarinos interligando o estado e o Brasil ao mundo. Feijó destaca: “Atualmente, temos pelo menos 13 grandes data centers instalados no Ceará e várias dezenas de projetos aguardando aprovação.”

A terceira vantagem é o Cinturão Digital, resultado do investimento público em parceria com o setor privado, que levou internet de banda larga para todos os municípios do Ceará. Feijó destaca: “Nós nos tornamos o estado brasileiro mais conectado, com 94 municípios utilizando fibra óptica em mais de 75% de suas conexões de internet.”

Feijó ressalta que essas conquistas, ao longo das gestões dos governadores Cid Gomes, Camilo Santana e Isolda Cela, impulsionam o secretário Salmito Filho e o governador Elmano de Freitas a projetar um crescimento econômico mais ousado para o setor de TIC cearense. Feijó expressa confiança na parceria com a Assespro Brasil e Ceará, vislumbrando ampliar as conquistas e impulsionar a renda e a geração de empregos, especialmente no interior do estado.