Sedet realiza 38° Reunião do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
12 de junho de 2020 - 10:58 #Empresa de Pequeno Porte #Fórum #Microempresas
Na última quinta-feira (11), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) promoveu, de forma virtual, mais uma reunião ordinária do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O encontro teve como objetivo apresentar os produtos resultantes das proposições de enfrentamento à crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19.
No total, foram apresentados produtos e/ou soluções referentes a oito proposições em reuniões anteriores. Entre elas, a criação pela Sedet e Adece de uma plataforma contendo informações sobre as linhas de crédito disponibilizadas pelos bancos.
Foram apontados na reunião os Protocolos (Geral e Setoriais) disponíveis no Site da Sedet e do Governo do Ceará com objetivo de orientar micro e pequenas empresas para a adoção de medidas sanitárias no ambiente de trabalho. Além disso, foram destacados os protocolos voltados para os pequenos negócios disponibilizados pelo Sebrae e apresentada a página ‘Tira-Dúvidas’ do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais do Governo.
Na reunião do Fórum também foi citada a parceria entre Sedet e IFCE para promover a plataforma Fique no Lar, que ajuda a conectar consumidores aos pequenos negócios de cada região e aumentar as vendas dos empreendedores cearenses.
Entre outros assuntos, também foi abordada a disponibilização, pela Aprece e pelo Sebrae, de um E-book contendo uma coletânea de iniciativas que podem ser implementadas pelos gestores municipais, inclusive de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Destaque também para o curso “Como vender para a Administração Pública – EaD (20h)”, promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP), fruto de uma parceria entre Sedet e Seplag, cujo objetivo é proporcionar conhecimentos básicos aos pequenos empreendedores sobre como identificar oportunidades de negócio e se preparar para participar das compras governamentais. Houve ainda apresentação do Observatório da Jucec, que disponibilização informações, indicadores e os relatórios constantes, dando transparência aos dados das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do estado do Ceará.
Onze entidades que compõem o Fórum marcaram presença. Além da Sedet e do Sebrae, participaram representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece); Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA); Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC); Comissão de Comércio Exterior (CCE); Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FEMICRO); Junta Comercial do Estado Do Ceará (Jucec); Federação da Agricultura do Estado do Ceará – (Faec); e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).