Sedet cria app que disponibilizará vagas ao trabalhador autônomo
10 de outubro de 2019 - 13:17 #GovernodoCeará #IDT #sedet #TecnologiadaInformação
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedet), por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), está às vésperas de disponibilizar para o cidadão um aplicativo (app) que conectará o trabalhador autônomo ao mercado de demandas de serviço informal. O app vem se somar ao sistema que já existe de intermediação de mão de obra formal do Governo Federal – o Emprega Brasil e que não contempla o trabalhador autônomo.
“A idéia é que o autônomo possa rapidamente se cadastrar nas vagas disponíveis pelo seu celular ou pelo computador ou se preferir, continuar indo a uma Unidade Sine-IDT. Por trás dessa nova tecnologia, tem a retaguarda do IDT intermediando com empresas e pessoa física e disponibilizando essas vagas de serviço”, explica a gestora de TI da Sedet, Cairamir Arruda.
O sistema que abarca o módulo do cidadão autônomo (app), o módulo da intermediação (operacionalizado pelo IDT) e o módulo do ofertante do serviço que pode ser empresa ou pessoa física, está totalmente focado na tecnologia digital e foi desenvolvido pela empresa Aptare. Além de contar com a gestão da área de tecnologia da Sedet, que vem liderando o processo de desenvolvimento e implantação do app.
Neste momento, nos encontramos na fase de treinamento da equipe do IDT que irá operacionalizar o sistema. Em novembro o sistema entrará em produção e estará disponível para o cidadão e empresas.