Primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa começa dia 03 de maio

24 de abril de 2019 - 13:58 # # #

No próximo dia 03 de maio o Governo do Estado do Ceará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), dará início a primeira etapa de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2019.

A ação é uma parceria entre Adagri, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), secretarias municipais de agricultura, sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais, associações de criadores e comunidades.

A etapa segue até o dia 01 de junho e a meta é atingir índices vacinais superiores a 90% dos rebanhos, cerca de 2,5 milhões bovinos e bubalinos. Os produtores têm até 15 dias após a aquisição da vacina para realizarem a declaração da vacinação. Para isso, precisam se dirigir a qualquer núcleo da Adagri, Ematerce ou procurar as secretarias municipais de agricultura conveniadas.

De acordo com o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, a vacina estará disponível nas revendas autorizadas a partir do dia 03 de maio e os animais vacinados deverão ser declarados por faixa etária e sexo. Nesta etapa serão utilizadas vacinas nas embalagens de 15 e 50 doses e a dose por animal é de 2ml, por via intramuscular ou subcutânea.

O coordenador reforça que a portaria da Adagri nº 046/2019, publicada no DOE 10/04/2019, determina que, no ato da declaração da vacinação de bovinos e bubalinos, os criadores são obrigados a informar as outras espécies de animais existentes na propriedade, para a atualização cadastral.

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2020, quando o estado se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).