Sedet dá início a seminários estratégicos

15 de março de 2019 - 11:18 #

O primeiro encontro aconteceu na Federação das Indústrias com empresários

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), realizou durante ontem a primeira etapa do Seminário Estratégico para o desenvolvimento econômico do estado nos próximos anos. O encontro teve como público-alvo representantes do setor produtivo cearense.

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, apresentou aos presentes o plano de governo para o atual mandato do governador Camilo Santana. Segundo ele, a integração entre os setores e a participação de vários entes da sociedade é de extrema importância para a criação de uma política de desenvolvimento eficaz.

 O setor produtivo conheceu também a Plataforma Ceará 2050, o Plano de Desenvolvimento Econômico (SPI/Quanta), Plano de Ciência e Tecnologia (Secitece) e a uma síntese dos principais indicadores econômicos do estado (Ipece).

Grupos de trabalho formados pelo setor produtivo vão analisar os planos apresentados e contribuir com ideias para construção de ações estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, a ideia é ouvir o setor produtivo e trabalhadores para que o Governo do Ceará possa definir novas estratégias de desenvolvimento econômico sustentável no Estado. “Para isso, nós precisamos remover uma série de gargalos que precisam ser identificados junto aos setores empresarial e trabalhador. A estruturação de uma governança pública que facilite as atividades produtivas do Ceará é o nosso grande desafio”, explicou.

Sobre o Seminário Estratégico Sedet

A segunda etapa do Seminário acontece no próximo dia 21 de março com representantes da classe trabalhadora. Em abril serão realizadas as duas últimas etapas. Na terceira o secretário Maia Júnior preside o Seminário que reunirá Secretários Executivos da Sedet, presidentes, diretores e responsáveis pela área de planejamento das vinculadas. Já a quarta etapa será realizada junto a Rede de Desenvolvimento composta por Secretários de Estado e dirigentes dos demais órgãos do Governo que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento do estado (Seplag, Secult, Setur, Seinfra, SDA, Secitece, Seduc, Sefaz, Cidades, SRH, Sema, Funcap, Ipece, Etice, PGE, Corpo de Bombeiros, Semace e Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil). Ao final dos encontros, será construída uma agenda de compromissos que contará com um agente de Desenvolvimento responsável em cada órgão.