Sedet participa de encontro na Fiec sobre pesca e aquicultura

26 de fevereiro de 2019 - 10:45 # # # #

Fotos: Giovanni Santos e J. Sobrinho

Com a presença de Jorge Seif Júnior, secretário nacional da Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Federação do Estado do Ceará (Fiec) promoveu encontro no dia 22 de fevereiro, em Fortaleza, com setores ligados à; economia do  – que inclui segmentos relacionados à produção, pesquisa, regulação comercial associados dessa cadeia. Na ocasião, a Sedet foi representa pelo secretário Maia Júnior, além dos executivos Sílvio Carlos e Euvaldo Bringel.

No evento na Fiec, o secretário Jorge Seif Júnior, que vem de uma empresa tradicional na área da pesca – mas cujo negócio começou de forma modesta – destacou que tem conhecimento todas as etapas do processo de pesca e aquicultura, inclusive das questões burocráticas. “Há excesso de regulação  legal e também defasagem tecnológica. Superando esses entraves, o Brasil  pode avançar muito na economia do mar. E esse é o nosso desafio”, observou.

O secretário Maia Júnior, por sua vez, acrescentou que o Brasil pode ter uma  grande evolução na economia, assemelhada com o avanço obtido na produçãode grãos, posicionando o país como um dos principais produtores e exportadores do mundo na pesca e aquicultura. “E o Ceará tem potencial para partir na frente nesse processo: somos lideres na exportação de lagosta; somos o segundo na produção de camarão e já chegamos a liderar a aquicultura da tilápia. E queremos retomar a liderança nesses segmentos”.

De acordo com o secretário Maia Júnior, seis anos consecutivos de estiagens na região afetaram negativamente no Ceará os segmentos da produção de tilápia e camarão – este também prejudicado por questões fitossanitárias. “Tudo indica que estamos superando essas adversidades, e com a novidade do crescimento exponencial da pesca do atum em alto mar teremos uma posição de destaque nesse setor”, acrescentou. O Ceará, em 2018, participou com 25,06% do total das exportações brasileiras de pescados.