Projetos

 

 

Plataforma Ceará ao Cubo

 

 

 

A Plataforma Ceará ao Cubo foi criada para integrar os eventos de promoção de negócios, em especial Rodadas de Negócios e Roadshows, agora realizados de forma virtual. O objetivo da plataforma é proporcionar contato direto entre compradores e empresas vendedoras que partilham interesses afins ou complementares, buscando promover negócios e novos canais de comercialização.

 

 

Para saber mais sobre os eventos futuros da Plataforma, acesse a sessão de Eventos do nosso site.

 

 

 

 

 

 

Combustíveis Sintéticos Renováveis Ceará – ProQR-CE

 

O Programa ProQR-CE é fruto de uma Cooperação Técnica Brasil-Alemanha para o Desenvolver Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos. Criação de um modelo inovador de referência internacional para o desenvolvimento de combustíveis renováveis avançados utilizados no transporte aéreo.

 

 

 

 

 

 

Projeto Innov-AL

 

 

Em 2019 a União Europeia convidou o Estado do Ceará, junto ao Estado de Santa Catarina, para compor a segunda edição do Projeto Innov-AL.

 

O objetivo é apoiar a disseminação e a troca de experiências e boas práticas da política regional europeia e de alcançar maior cooperação entre as autoridades de dois estados brasileiros: Ceará e Santa Catarina e duas regiões parceiras da Europa na definição e implementação de políticas descentralizadas de inovação e de especialização inteligente em nível regional.

 

Dessa forma, foram reunidos atores de todos os elos da hélice quadrupla – governo, academia, empresas e sociedade – para identificar um setor prioritário que gostaríamos de fazer parcerias com uma região europeia especializada nessa área.

 

A partir das discussões, foi priorizado o setor de Energias Renováveis com Aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação.

 

Uma parceria com a Dinamarca está sendo formalizada em 2021, um passo muito importante para o desenvolvimento do setor de Energias Renováveis no Ceará junto ao país pioneiro e líder no setor.

 

 

 

 

 

 

 

Parcerias:

 

 

Plataforma Revive Negócio

 

 

 

 

A Plataforma Revive Negócio já está aberta e pronta para receber boas ideias que podem se tornar um grande negócio. Qualquer pessoa, grupo, entidade ou empresa, pode cadastrar uma ideia. O objetivo é impulsionar o empreendedorismo e a inovação, apoiando cientistas e pessoas comuns com ideias de negócio que gerem renda para os cearenses.

 

 

 

 

 

A plataforma recebe diversas formas de ideias (protótipos, produtos, processos metodológicos, etc) e em diversas áreas:
saúde, economia, educação, comunicação, tecnologia, etc.

 

A Revive Negócio é uma parceria do Instituto Iracema Digital com as Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plataforma Fique no Lar

 

 

 

 

 

Devido aos casos de corona vírus, o isolamento é necessário. Para evitar perdas econômicas e financeiras no município, o Fique No Lar surge como uma ferramenta para facilitar a divulgação dos estabelecimentos que prestam serviços em casa, fazem entregas em domicílio ou oferecem serviços de retiradas de produtos. Assim, você, comerciante ou prestador de serviços, poderá cadastrar o seu negócio e continuar movimentando a economia.

 

 

A plataforma é uma realização do IFCE, LAR (Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas) e LIT (Laboratório de Inovação Tecnológica), em parceria com os Governos dos Estados do Ceará e da Bahia e do Ministério Público do Trabalho.

 

 

 

 

 

 

Desafio Startup

 

Projeto do Sebrae onde universitários que vivenciam o processo de criação de startups podem participar de uma competição para o desenvolvimento de soluções para a economia local e também para a potencialização das competências empreendedoras nos jovens.

 

 

 

 

 

 

 

Programa de Modernização e Recuperação da Economia do Ceará

 

Programa da Fecomércio visa apoiar empreendedores a identificar a sua posição estratégica diante da crise, gerar possíveis soluções de adaptação e oportunidades de retomada da demanda e/ou crescimento e identificar os gaps a serem superados por suas empresas.

 

 

 

 

 

 

 

Programa C-Jovem

 

Projeto de Extensão do IFCE com apoio do Governo do Estado do Ceará capacita jovens do ensino médio e do último ano do ensino fundamental em sete linguagens relacionadas ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com ciclos de um ano de duração, o projeto tem o objetivo de levar aos alunos uma experiência de sucesso para inserção no mercado de trabalho.

 

Para isso, conta com jovens de graduação mentorando a capacitação dos mais novos, uma oportunidade de serem protagonistas na construção de um futuro melhor para si e para o Ceará.