Projetos

 

Hub do Hidrogênio Verde

 

O Governo do Ceará, em parceria com Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Complexo do Pecém (CIPP S/A), lançou em 19 de fevereiro de 2021, o HUB do Hidrogênio Verde. Durante o evento, foi apresentado o potencial do Estado em se tornar um fornecedor global desse tipo de combustível, contribuindo para a redução dos níveis mundiais de CO2.

 

 

 

 


 

 

Atualização e Recuperação de Distritos e Polos Industriais

 

 

O governo do estado está executando ações para que os distritos industriais existentes no Ceará sejam aprimorados. No radar do planejamento, estão os de Maracanaú, Sobral e Cariri. Além destes, estão sendo constituídos os distritos de inovação em saúde, compreendendo os municípios de Eusébio, Fortaleza (Porangabussu) e Quixeramobim.

 

Estes distritos são importantes fonte de desenvolvimento regional e contribuem fortemente para a geração de emprego e renda, além de aumentar a riqueza de municípios e estado.

 

A perspectiva de incremento na economia cearense em decorrência da evolução desses mecanismos de aglomeração produtiva é positiva. No atual contexto econômico, o fortalecimento do tecido produtivo é essencial para a manutenção e crescimento do número de empregos, bem como do estímulo ao crescimento do investimento privado em novos produtos e serviços, que afeta toda uma cadeia produtiva.

 

Os distritos de inovação em saúde, por exemplo, já contam com toda uma estrutura disponível e operante. O bairro Porangabussu, em Fortaleza, já concentra várias instituições de prestam serviços nessa área, tais como Hospitais, Postos de Saúde, Institutos de Ciências Médicas e Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos, bem como gera capital humano de alta qualificação por meio da Universidade Federal do Ceará. No Eusébio, o foco está na indústria de medicamentos, equipamentos, vacinas, materiais cirúrgicos e em pesquisa avançada. Lá, já há nomes como Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e a Fresenius Kabi, multinacional de assistência médica global especializada em medicamentos capazes de salvar vidas e tecnologias para infusão, transfusão e nutrição clínica. Em Quixeramobim, o distrito deverá abrigar indústrias de equipamentos mecânicos, mobiliário hospitalar, próteses e órteses, equipamentos de proteção individual
(máscaras, viseiras, batas, toucas etc.), seringas, entre outros.

 

 

• Distrito Industrial de Maracanaú.
• Distrito Industrial de Sobral.
• Distrito Industrial do Cariri.
• Polo de Saúde de Porangabussu, em Fortaleza.
• Polo de Saúde de Eusébio.
• Polo Multisetorial Metalmecânico Vale do Jaguaribe em Tabuleiro do Norte.
• Polo Industrial de Aquiraz/Eusébio.
• CIPP – Complexo Industrial e Portuário.
• Polo Industrial de Horizonte e Pacajus.
• Polo Farmacêutico de Guaiuba