Hubs Aéreo, Tecnológico e Portuário

Hub Aéreo

O estado do Ceará trabalha para adequar o modal de transporte aéreo à demanda crescente; tornar Fortaleza um importante hub aéreo de conexões nacionais e internacionais e consolidar o Ceará como destino turístico nacional e internacional.

A Diretoria de Infraestrutura Rodoviária e Aeroportuária da SOP, através da Gerência de Programas e Operações Aeroportuárias, é responsável pela gestão dos 10 aeroportos regionais do Estado do Ceará:

O estado do Ceará trabalha para adequar o modal de transporte aéreo à demanda crescente; tornar Fortaleza um importante hub aéreo de conexões nacionais e internacionais; consolidar o Ceará como destino turístico nacional e internacional;

Aeroporto de Juazeiro do Norte

O município de Juazeiro do Norte, localizado na região do Cariri, ao sul do estado do Ceará, destaca-se como cidade polo regional, com comércio diversificado, importante centro industrial calçadista, além do turismo religioso, em torno da figura do Padre Cícero, fundador da cidade.

Juazeiro do Norte forma com as cidades do Crato e de Barbalha os municípios líderes da Região Metropolitana do Cariri.

O vasto patrimônio biológico, geológico e paleontológico da bacia sedimentar do Araripe fomenta o ecoturismo e o turismo científico. Destacam-se neste panorama a Floresta Nacional do Araripe e o Geoparque da Bacia Sedimentar do Araripe, primeiro das Américas e reconhecido pela UNESCO, onde está preservada grande quantidade de fósseis cretáceos.

O aeroporto atende praticamente toda a região sul e centro sul do Ceará, noroeste de Pernambuco, alto sertão da Paraíba e sudoeste do Piauí, constituindo um importante instrumento para o desenvolvimento regional.

Aeroporto de Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara é um pequeno município, com população estimada em 19.510 residentes (IBGE-2017) e tem uma das praias mais visitadas do Brasil.

Pelo fluxo turístico, o Governo do Estado construiu um aeroporto na região para dar melhor suporte ao turismo na região, com capacidade de receber até 600 mil passageiros ao ano.

Aeroporto de Aracati

Aracati é uma cidade litorânea, distando 150 km de Fortaleza, com população de 73.629 habitantes (IBGE-2017). Foi fundada em 1747 e, em 2000, o núcleo urbano da sede municipal, com seus sobrados, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Além de constituir um polo comercial para a região de seu entorno, o município de Aracati possui uma das praias mais frequentadas do País, Canoa Quebrada, que por sua beleza natural e pela estrutura de acolhimento, como hotéis, pousadas e restaurantes, atrai turistas nacionais e estrangeiros.

O fluxo turístico para Aracati, em especial para a praia de Canoa Quebrada, levou o Governo do Estado do Ceará à decisão de construir o Aeroporto de Aracati.

Hub Tecnológico

O Ceará vem se consolidando como porta de entrada brasileira para os grandes cabos submarinos internacionais de fibra ótica, transmissores de dados. Tal preferência dá-se em decorrência da localização geográfica da cidade de Fortaleza em relação à Europa, África e América do Norte.

Existem atualmente, no Ceará, catorze cabos submarinos de grande capacidade de comunicação que chegam a Fortaleza, pela praia do Futuro, conectando o Brasil com o mundo.

A passagem desses cabos pelo território cearense abrirá possibilidades de desenvolvimento de novas empresas, novos negócios e até mesmo de novos segmentos no setor de serviços. As áreas promissoras poderão ser as de telecomunicações, datacenters e provedores de serviços de computação em nuvem, devido às vantagens em termos de velocidade, tempos de latência e segurança, além de atividades em pesquisa e desenvolvimento – P&D.

Estado Conectado – Redes de Fibra Ótica: Cinturão Digital

O Estado possui ainda uma rede interna de fibra óptica superior a 80.000 Km. O Ceará é o Estado mais conectado em banda larga no Brasil.

Hub Portuário

O Porto do Pecém, situado a 60 km de Fortaleza é o terminal portuário brasileiro de menor tempo de trânsito – sete dias, em média, entre o Brasil e alguns importantes oss EUA e países europeus.

É um porto offshore e possui três piers marítimos: (i) um para granéis sólidos; (ii) granéis líquidos; e (iii) o terceiro terminal de uso múltiplo distante três quilômetros da costa e com profundidade (calado) de 17 metros.

Os equipamentos instalados favorecem operações eficientes e competitivas. Há também acessos rodoviários e ferroviários e garantia de água e energia para abrigar empresas numa área superior a 11 mil hectares

Outro aspecto ligado à potencialidade do Porto do Pecém é a Zona de Processamento de Exportação do Ceará-ZPE, única em operação no País (fevereiro 2020).

O Ceará também conta como Porto do Mucuripe, em Fortaleza, que é administrado pelo Governo Federal e funciona como terminal graneleiro, tancagem e terminal de passageiros.