Projeto SIGO, desenvolvido pelo Complexo do Pecém, é premiado por inovação na gestão de obras

13 de fevereiro de 2026 - 07:00 # # # # #

Ascom Complexo do Pecém

O Sistema Integrado de Acompanhamento e Gestão de Obras (SIGO), desenvolvido pelo Complexo do Pecém, foi um dos projetos agraciados com o Prêmio do Mérito Funcional 2025, concedido pelo Governo do Estado e divulgado esta semana. O reconhecimento destaca a iniciativa como uma solução inovadora e de alto impacto na modernização da gestão pública, aliando eficiência, transparência e responsabilidade no uso dos recursos públicos.

Desenvolvido internamente, com custo zero em software, o SIGO promoveu a digitalização e automação da gestão de contratos e obras. A ferramenta centraliza informações em um único ambiente digital, integrando dados contratuais, diário de obras, medições, controle de notas fiscais e evidências fotográficas, garantindo rastreabilidade total dos processos. Além dessas funcionalidades, a ferramenta pode ainda ser customizada para atender diversos pontos da gestão contratual eficiente.

Entre os principais resultados alcançados, o sistema proporcionou uma redução de cerca de 70% no tempo dos ciclos de medição, além de fortalecer a governança e oferecer mais agilidade e segurança à tomada de decisão.

O acesso ao SIGO pode ser feito por tablet, celular ou computador. Logo no primeiro acesso, o usuário seleciona o contrato que deseja acompanhar e passa a visualizar, de forma clara e organizada, informações do contrato e das obras, como prazos, valores, empresa responsável, fiscais e gestores, indicadores de avanços e de evolução física e financeira etc.

Um dos destaques da plataforma é o Diário de Obras, no qual são registrados diariamente os serviços executados em campo, com descrições técnicas, fotos, localização georreferenciada, entre outras. Esses registros são enviados automaticamente para a equipe responsável, permitindo o acompanhamento transparente do avanço físico das obras, registro de observações sempre que necessário e tomadas de decisões em tempo hábil.

Acompanhamento preciso

O sistema também conta com um módulo de medições, onde a própria contratada informa os serviços executados e as previsões para os próximos períodos, possibilitando controle e acompanhamento mais preciso do andamento físico e financeiro dos contratos. O gerenciamento de notas fiscais, totalmente vinculado às medições aprovadas, facilita conferências, validações e aprovações, consolidando todo o processo em um único fluxo digital.

Para o coordenador do projeto, Manoel Messias, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura do Complexo do Pecém, o prêmio simboliza uma mudança estrutural na forma de gerir obras públicas. “Esse reconhecimento mostra que é possível inovar dentro do setor público, com soluções desenvolvidas internamente, sem custo em software e com resultados concretos. Mais do que uma ferramenta, o SIGO representa uma mudança de cultura. Com esse prêmio, o SIGO consolida-se como uma referência em inovação e boas práticas na gestão de obras, reforçando o compromisso do Complexo do Pecém com a modernização administrativa e a transparência”, afirma.