SDE prepara projeto inédito para impulsionar exportações cearenses rumo ao mercado europeu
11 de fevereiro de 2026 - 14:57 #Expansão #exportações #inovação
Ascom SDE

Em um movimento estratégico para ampliar a presença de produtos cearenses no exterior, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), prepara o lançamento de um programa de capacitação e network focado nas oportunidades do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
O projeto foi detalhado ao empresariado cearense pelo secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SDE, Vicente Ferrer, em reunião realizada na sede do órgão. A iniciativa busca inovar a forma como o Estado apoia às empresas nos processos de exportação e importação, desmitificando burocracias e apresentando oportunidades reais de mercado.
O programa prevê o atendimento inicial de 200 empresários, que serão divididos em quatro turmas. O foco será prático: oficinas e seminários que abordarão desde as facilidades logísticas até as barreiras técnicas do comércio internacional.
Expansão econômica
Segundo Vicente Ferrer, a proposta é única e será executada por meio de parcerias com organismos governamentais e entidades privadas. “Estamos criando um espaço exclusivo para o empresário e para o incremento do nosso comércio com a Europa. Nosso objetivo é seguir a trajetória proposta pelo governo estadual de dobrar as ações voltadas à política de desenvolvimento econômico, promovendo o Ceará no mercado internacional”, afirmou Ferrer.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão em fortalecer a economia cearense e preparar para as as exigências e benefícios da futura integração entre o Mercosul e o mercado europeu.