SDE, Adece e Prefeitura de Pedra Branca alinham instalação de nova indústria calçadista

9 de fevereiro de 2026 - 14:37 # # # # #

Ascom SDE

Nesta segunda-feira (9), representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece) e do município de Pedra Branca tiveram uma reunião estratégica na sede da SDE, para consolidar a chegada da empresa gaúcha Sugar Shoes ao município. O encontro teve como objetivo dar diretrizes a processos burocráticos e definir o cronograma de incentivos fiscais para a nova unidade fabril.

A iniciativa faz parte da política de descentralização industrial do Governo do Estado, buscando levar oportunidades para o Sertão Central e demais regiões cearenses.

A prefeita de Pedra Branca, Ivoneth Braga, destacou que a reunião serviu para “amarrar” pontos cruciais, especialmente no que diz respeito ao local de instalação e aos benefícios fiscais necessários para a viabilidade do negócio. “O objetivo foi definir metas. A Sugar Shoes, que já opera em Senador Pompeu, pretende expandir para Pedra Branca. Nossa cidade tem um potencial enorme no gado de corte, mas queremos diversificar. A indústria chegando junto com a agropecuária vai fortalecer nossa economia”, afirmou a prefeita.

Com uma população de aproximadamente de 42 mil habitantes, a expectativa é que o novo empreendimento tenha capacidade para gerar diversos empregos diretos e indiretos, transformando o perfil socioeconômico da região.

Representando o governador Elmano de Freitas e o secretário da SDE, Domingos Filho, o secretário executivo de Gestão e Planejamento da SDE, Rennys Frota, reforçou o compromisso do Estado com o projeto.

“Estamos aqui para dar apoio ao processo de instalação. É um empreendimento que chega para cumprir nossa missão que é promover o desenvolvimento econômico regionalizado. Em nome do governador Elmano e do secretário Domingos Filho, garantimos que o Estado não medirá esforços para que essa indústria comece a operar o quanto antes, gerando emprego e renda para o povo de Pedra Branca”, declarou Frota.

A reunião contou ainda com a participação da secretária executiva da Indústria, Brígida Miola, que acompanhou os detalhes técnicos sobre a infraestrutura necessária para a fábrica.

Alinhamento com a Adece

Para o diretor de Fomento da Adece, Luis Eduardo Barros, o encontro foi decisivo para preencher lacunas técnicas pendentes no projeto. “A reunião permitiu esclarecer pontos que estavam abertos. Agora, a empresa vai apressar o envio das informações e nós, por outro lado, daremos a celeridade necessária para resolver tudo no menor espaço de tempo possível”, concluiu o diretor da Adece.

Com o protocolo de intenções em vias de ser formalizado, Pedra Branca se prepara para um novo ciclo de industrialização, consolidando o Ceará como um polo relevante do setor calçadista nacional.