Governador Elmano de Freitas visita produtora de aço no Ceará
3 de fevereiro de 2026 - 14:59 #Aço #Gerdau #Governador Elmano #industria #Maracanaú

Unidade da empresa Gerdau, em Maracanaú, teve suas atividades retomadas nesta segunda-feira (2) após reformas
Em agenda no município de Maracanaú, o governador Elmano de Freitas visitou, nesta segunda-feira (2), a unidade produtora de aço da empresa Gerdau. O prédio teve suas atividades retomadas após reformas para a melhoria das práticas ambientais, eficiência operacional e modernização de diversos equipamentos. O momento também contou com a presença do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, André Gerdau Johannpete; entre outras autoridades.

“É um orgulho enorme, como cearense, entrar aqui e ver essa produção. Queria agradecer ao Grupo Gerdau pela opção de investir no Ceará. É muito importante que nós possamos priorizar o mercado brasileiro, a Indústria Nacional. Tudo isso significa riqueza, trabalho e salários para o nosso povo. Que orgulho que tenho de andar nessa indústria e ver jovens nascidos e crescidos no Ceará fazendo parte dessa produção”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A Gerdau possui, ainda, uma outra unidade no Ceará, especializada em laminação. Localizada no município de Caucaia, a unidade utilizará também aço produzido na planta de Maracanaú como matéria-prima para a fabricação de aços longos.

Roberto Pessoa agradeceu o apoio da Gerdau para o município e região. “Queria em nome de Maracanaú agradecer a Gerdau, uma multinacional que vem investindo nessa região há muitos anos. Isso significa renda, emprego e também impostos que serão revertidos para o nosso povo”, disse.

André Gerdau Johannpete comemorou a retomada das atividades da unidade e agradeceu o apoio do Estado. “Hoje é um dia importante, onde estamos reinaugurando, modernizando a nossa Usina. Foi um investimento de 200 milhões. Sempre que falamos de investimentos também falamos de geração de empregos, de renda. Hoje é um dia de comemorar, de felicidade, de orgulho. Muito obrigado pelo apoio e a parceria com o Governo do Estado”, pontuou.

“Essa também é uma indústria compromissada com o meio ambiente. Temos aqui 100% da utilização de sucata para ser recuperada e transformada em aço. Tudo isso é importante para a economia cearense, para o barateamento de custo para a construção civil, para novas indústrias que queremos atrair para o Ceará e que precisam de aço. Ficamos muito felizes com isso”, complementou o governador Elmano de Freitas.