Ceará articula força-tarefa para vacinação contra brucelose e define estratégias para 2026

22 de janeiro de 2026 - 15:03 # # # # # #

Ascom SDE

Reunião na SDE alinhou logística para imunizar 98 mil bezerros; primeira etapa da campanha está prevista para março e contará com seminários de sensibilização em fevereiro

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e de instituições cearenses, deu início nesta quinta-feira (22) ao planejamento estratégico para a campanha de vacinação contra a brucelose no estado. O encontro, mediado pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão da SDE, Rennys Frota, reuniu lideranças federais, estaduais e municipais para definir o cronograma de ações, logística de insumos, as frentes de comunicação, dentre outras diretrizes.

Com foco na proteção do rebanho e na saúde pública, a campanha será dividida em duas etapas: 1ª etapa (primeiro semestre) com imunização de até 98 mil bezerros (cabeças) com idade entre 3 e 8 meses, com previsão de início em março. E a 2ª etapa (segundo semestre), com realização no mês de outubro, mantendo o mesmo formato da fase inicial.

O sucesso da operação será garantido por uma rede de colaboração entre a SDE, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Adagri e instituições como Centec, SDA, Ematerce, Faec, Fetraece, Aprece, além de Alece e Fiec que serão acionadas também. Ficou acordado que a Adagri elaborará o cronograma detalhado de vacinação. “Vamos entregar insumos e vacinas nas regionais conforme as demandas e o cronograma”, afirmou Rennys Frota, destacando o empenho da equipe na aquisição de vacinas e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) via parceria com o Centec.

Antes do início da vacinação, a SDE promoverá seminários de conscientização para técnicos e produtores. As atividades acontecem no início de fevereiro, dias 4 e 5, em Quixeramobim e Tauá, respectivamente.

“Esta iniciativa é fundamental e exige a participação efetiva de todos os órgãos envolvidos. Trata-se de uma ação que visa não apenas a saúde dos animais, mas também a da população. Além disso, garante o desenvolvimento econômico e sustentável da cadeia produtiva do leite, permitindo mais oportunidades para o estado do Ceará”, destacou o secretário executivo do Agronegócio da SDE.

O presidente da Adagri, Elmo Aguiar, também ressaltou sobre a colaboração de todas as instituições envolvidas para o sucesso da campanha. “Nós sempre conseguimos êxito porque contamos com as parcerias. Com a vacina à disposição através do Ministério da Agricultura, formatamos um modelo que não era comum: a doação da vacina. É uma luta de muito tempo pela campanha contra a brucelose. Temos que aproveitar essa oportunidade única, juntar as mãos e vencer essa batalha”, disse o gestor.

A superintendente do Mapa no Ceará, Manoela Pimenta, destacou a importância da liberação do recurso do ministério para o combate à brucelose. “Conseguimos um recurso de R$ 1,6 milhão pelo Ministério da Agricultura, que era uma demanda do nosso estado. A reunião de hoje foi o ponto de partida para designar o papel de cada instituição no intuito de efetivar a vacina, minimizando perdas e garantindo que ela chegue aos produtores de forma rápida e eficiente”, concluiu a gestora.