Horizonte amplia ambiente de negócios e adere ao programa Empresa Mais Simples

24 de dezembro de 2025 - 09:55 # # # #

Ascom Jucec

O município de Horizonte, localizado a cerca de 40 km de Fortaleza e que faz parte da Região Metropolitana, acaba de reforçar seu compromisso com o empreendedorismo ao aderir ao programa Empresa Mais Simples. A iniciativa, que integra esforços estaduais para desburocratizar a abertura e regularização de empresas, chega a uma cidade que já demonstra forte dinamismo econômico. Atualmente, Horizonte reúne 7.342 empresas ativas, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec).

Com uma população estimada em 81.161 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui um ecossistema empresarial marcado pelo protagonismo do pequeno empreendedor: são 5.985 empresários individuais, além de 1.323 sociedades empresárias e outras naturezas jurídicas, como cooperativas e sociedades anônimas. O dado evidencia que grande parte da economia local é sustentada por negócios de pequeno porte, distribuídos em diversos segmentos.

O perfil econômico mostra que o setor de serviços lidera a composição empresarial, reunindo 4.320 negócios (45,48%). Em seguida, aparece o comércio, com 3.584 empresas (37,73%), enquanto a indústria representa 1.553 negócios (16,35%). Essa divisão evidencia um município com forte vocação para atividades de prestação de serviços, mas também sustentado por um comércio diversificado e um parque industrial relevante.

Já o ranking das principais atividades econômicas revela, de forma mais detalhada, os setores que mais se destacam no cotidiano local. Entre as dez atividades com maior número de empresas, sobressaem:

– Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios – 730 empresas
– Comércio varejista de mercadorias em geral, incluindo minimercados – 535
– Comércio varejista de cosméticos e perfumaria – 494
– Serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure – 370
– Comércio varejista de bebidas – 333
– Instalação e manutenção elétrica – 333
– Promoção de vendas – 297
– Comércio varejista de artigos de armarinho – 265
– Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos – 259
– Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares – 256

O Secretário de Finanças de Horizonte, Ricardo Teixeira, comemora a adesão do município ao Empresa Mais Simples.

“A adesão do Município ao programa Empresa + Simples/REDESIM, ratificada pela LC nº 27/2025 e alinhada aos princípios da Lei 13.874/2019, representa um marco importante para Horizonte, além de cumprir meta de melhoria do ambiente de negócios estabelecida no Plano de Governo do Prefeito Nezinho. A nova legislação municipal estabelece a classificação de risco das atividades econômicas, dispensa licenciamento para atividades de baixo risco e simplifica os procedimentos de viabilidade e emissão de alvarás, inclusive com licenciamento automático quando cabível”, disse.

Ele comenta também sobre a expectativa em estimular ainda mais o empreendedorismo na cidade.

“Com essas medidas, a Prefeitura espera reduzir significativamente os prazos de abertura e regularização das empresas, ampliar a formalização, estimular o empreendedorismo e fortalecer o ambiente de negócios, tornando Horizonte mais competitivo, dinâmico e atrativo a novos investimentos”, conclui.

A entrada de Horizonte no Empresa Mais Simples chega para impulsionar ainda mais esse ambiente de negócios. O programa deve favorecer tanto quem já empreende quanto quem pretende abrir um novo negócio no município. A expectativa é ampliar a confiança do empreendedor, atrair novos investimentos e fortalecer a economia local.

Com a adesão de Horizonte, o Ceará passa a contar com 41 municípios integrados ao programa, dos 184 existentes no estado. Além de Horizonte, o município de Fortim também oficializou sua adesão em dezembro, ampliando a capilaridade da iniciativa e reforçando o compromisso das gestões municipais com a modernização do ambiente de negócios.