SDE e vinculadas promovem agronegócio cearense na ExpoCariri com foco em novas culturas
28 de outubro de 2025 - 15:38 #Adagri #Agronegócio #Barbalha #cariri #Expocariri #Faec
Ascom SDE

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), juntamente com suas vinculadas, marcará presença na ExpoCariri, evento que acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Barbalha. O objetivo é demonstrar o potencial produtivo da região e fomentar o agronegócio no estado, conforme detalhou o secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos.
O evento, focado na exposição agropecuária, especialmente na agricultura, terá um espaço dedicado às unidades demonstrativas de produção e cultivo. Sílvio Carlos destacou que serão apresentados os resultados de trabalhos iniciados no ano passado, com foco em diversas culturas tais como grãos, a exemplo do milho, soja, algodão e trigo, além de forrageiras, hortaliças e da fruticultura produzida na região, principalmente a banana.
“a ideia é demonstrar o potencial de produção, por meio de unidades demonstrativas para apresentar aos agricultores o que é possível produzir no Cariri,” afirmou o secretário executivo. Conforme o gestor, a SDE ressalta que o evento do ano passado foi um sucesso, provando que o Cariri tem um potencial grande para crescer na produção agrícola.
Organizada em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAEC), a participação da SDE e de suas vinculadas, como a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), visa a promoção do agronegócio na região do Cariri.
“A SDE e vinculadas terão um estande durante o evento, para atender os agricultores, falando dos projetos que o Governo do Ceará tem, fazendo esse trabalho de difusão de tecnologia e também conversando com investidores e ajudando a esses investidores a trabalhar a agricultura no Ceará, principalmente no Cariri”, detalha Silvio.
Simpósios de destaque
A programação da ExpoCariri também inclui eventos técnicos relevantes, visando aprimorar o conhecimento e a produção local, São eles: Seminário Brasileiro de Bananicultura e Simpósio de Algodão.
Com a presença da SDE e suas vinculadas, o evento se consolida como uma plataforma essencial para investir em tecnologia, atrair investimentos e reafirmar o potencial agrícola do Cariri para o Ceará e para o Brasil.