Complexo do Pecém participa de programa de gestão portuária em Roterdã

14 de outubro de 2025 - 09:03 # # # #

Representantes do Complexo do Pecém participaram, na última semana, do Programa de Gestão Portuária promovido anualmente pelo Porto de Roterdã, na Holanda. O grupo foi composto por Michel Mourão, diretor de Operações da ZPE Ceará; Wagner Monteiro, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Complexo do Pecém; e pelas analistas de Desenvolvimento Logístico Leilyanne Viana e Lígia Menezes.

O treinamento tem como objetivo principal promover uma compreensão aprofundada sobre o funcionamento do setor portuário que está em constante transformação e enfrenta desafios como mudanças de mercado, transição energética, avanço tecnológico, aumento na movimentação de cargas, entre outros.

O programa é divido em módulos que abordam temas como Negócios e gestão portuária; Transição energética e sustentabilidade; Plano diretor portuário; e o futuro dos portos.

Michel Mourão considerou o curso um impulsionador de novas ações para o Complexo do Pecém. “Foi uma experiência desafiadora pelas possibilidades apresentadas e que ampliaram nossa visão e inspiraram novas iniciativas que podem ser aplicadas voltadas para o. futuro tanto na ZPE Ceará, como no Porto do Pecém”, afirmou.

Para Leilyanne Viana, as discussões sobre a transição energética foram as que mais chamaram sua atenção. “O programa foi uma grande oportunidade para aprender e compartilhar experiências sobre o desenvolvimento de complexos industriais e portuários, além de compreender a estratégia de transição energética em andamento em Roterdã”, comentou.

A colaboradora faz parte da equipe de negócios industriais e ZPE. Ela atua diretamente com as empresas produtoras de Hidrogênio Verde que estão previstas para funcionarem na ZPE cearense.

Já Wagner Monteiro destacou que a participação no treinamento ampliou sua visão sobre vários assuntos que estão diretamente conectados ao futuro do porto do cearense. “Mais do que o conteúdo técnico de excelência, o curso proporcionou um ambiente rico de troca e networking com profissionais de diversos portos e empresas. Essa conexão será essencial para fortalecer ainda mais nossa atuação em Saúde e Segurança do Trabalho no Porto do Pecém”.

Para Lígia Menezes o curso proporcionou valiosas reflexões sobre gestão portuária, inovação e sustentabilidade, um conhecimento adquirido que será aplicado para além das atividades do Complexo do Pecém. “Como pesquisadora de doutorado, reconheço que os conhecimentos e práticas observadas durante o programa contribuirão significativamente para o aprofundamento da minha pesquisa, especialmente na área de governança e transição energética no setor portuário”.