ZPE Ceará busca boas práticas e investidores em missão internacional pela Ásia

8 de outubro de 2025 - 16:22 # # # #

Ascom ZPE

O presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará, Fábio Feijó, está representando a free trade zone cearense em missão pela Ásia. No roteiro da viagem, que teve início na última segunda-feira, 6, e segue até domingo, 12, constam visitas a ZPEs locais, a participação em um grande congresso mundial da área e rodadas de negócios com potenciais investidores.

Acompanhando comitiva composta por empresários, gestores públicos e autoridades federais e estaduais do País ligadas ao ecossistema de ZPEs, Feijó chegou a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na última segunda-feira, 6. Na nação asiática, pôde conhecer detalhes das Free Trade Zones Jebel Ali Free Zone (Jafza), eleita, em 2024, a melhor do mundo pelo fDi’s Global Free Zones of the Year, prêmio que aponta as zonas francas de maior destaque para investidores no mundo; e a Dubai Integrated Economic Zones Authority (DIEZ), que esteve entre as dez melhores no quesito Inovação nessa mesma premiação e é especializada em serviços. Um setor que, em breve, conforme lembra o gestor, deve ser explorado pela ZPE Ceará, após a recente autorização oficial do Governo Federal para a operação de serviços nas ZPEs brasileiras.

Ainda nesta quarta-feira, 8, o presidente da ZPE Ceará segue para a província de Hainan, na China, onde participará da 11ª edição da World Free Zones Organization Annual Congress, como palestrante e ainda integrante do painel “Redefining Connectivity in a Fragmented World: Future of Trade & Logistics (“Redefinindo a Conectividade em um Mundo Fragmentado: Painel sobre o Futuro do Comércio e da Logística”). O evento vai de sexta-feira (10) a domingo (12).

Feijó explica que o grande objetivo dessa missão é fazer um grande benchmarking global, “no sentido de conhecer as melhores práticas das ZPEs pelo mundo, para que possamos incorporá-las dentro da nossa ZPE. Além disso, também participaremos de uma rodada com investidores, buscando atrair novos negócios”.

Também fazem parte da missão à Ásia, entre outros integrantes, o presidente da Associação Brasil China de Negócios, Marcus Paulo Silva, e o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga, além de empresários vinculados ao setor.