Ceará: principal exportadora de plantas ornamentais busca inovar no agronegócio

24 de setembro de 2025 - 11:27 # # # #

Ascom SDE

Nessa terça-feira (23), representantes da empresa cearense Naturayo, a maior exportadora de plantas ornamentais do Brasil, se reuniram com o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Silvio Carlos Ribeiro. A empresa está expandindo seus horizontes e procurou a a SDE para discutir novos projetos com intuito de inovar no agronegócio.

A Naturayo, atuante no segmento de plantas ornamentais há 12 anos, com sede no município de Paracuru, e conhecida por exportar plantas como a Espada-de-São-Jorge (Sansevieria) e cactos, agora quer investir em outras culturas. O empreendimento atua no mercado nacional por meio de uma cooperativa em São Paulo que distribui para todo o Brasil e no mercado internacional, sendo um dos principais players do mercado internacional do país para plantas ornamentais.

“Estamos aqui na SDE para dividir um pouco dos projetos que estamos tentando realizar, algumas iniciativas diferentes para produzir outros tipos de produtos. Podemos desenvolver em conjunto, com o direcionamento da Secretaria. Por isso a importância de termos este alinhamento de ideias”, informou o diretor comercial da empresa, Thomas Reeves.

Segundo Thomas, atualmente a empresa exporta para Estados Unidos, Canadá, Europa, e emprega cerca de 100 funcionários. Além disso, a Naturayo atua em projetos sociais. A empresa tem focado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e busca a colaboração do Governo do Ceará para identificar novas oportunidades.

Durante a reunião, o secretário Silvio Carlos ressaltou que a Naturayo já mantém parcerias com instituições de peso, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE). Agora, a empresa deseja incluir o Estado, por meio da SDE, em seus projetos.

Os representantes da Naturayo já estiveram na SDE reunidos com o secretário da SDE, Domingos Filho, que falou sobre o potencial da região dos Inhamuns. Nesse segundo momento, pediram ao secretário Silvio Carlos para apresentar ideias sobre novas culturas para o Ceará.

“O objetivo é que a empresa contribua com sua expertise em P&D para o desenvolvimento de culturas como café, pitaya, mirtilo, cacau e açaí. A iniciativa da Naturayo é um sinal de que o setor privado cearense está ativamente em busca de modernização e diversificação, e pode ser um motor para a renovação da agricultura no estado”, afirmou Silvio Carlos.