Curso gratuito de produção de mirtilo em Carnaubal destaca a importância do cultivo do produto de alto valor no estado do Ceará

5 de setembro de 2025 - 11:08 # # # # #

Ascom SDE

Com o objetivo de fortalecer o agronegócio no estado, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), promoveu curso gratuito de produção de mirtilo no município de Carnaubal. A capacitação, que tem alto potencial de mercado, ocorreu no dia 2 de setembro, reunindo 50 produtores rurais na Chácara Paraíso Mineral.

O curso contou com a realização de parceiros como empresas SRJ e Biofábrica, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri). A capacitação foi ministrada por Marcos Flávio Caetano, especialista e consultor em cultivo de mirtilo (também conhecido como blueberry).

De acordo com Marcos, a produção da fruta o Ceará apresenta bom cenário. “A região da Serra da Ibiapaba é estratégica para o cultivo, com grupos de investimento estrangeiros e empresas privadas demonstrando interesse. Apesar de ainda não haver exportação, o Ceará tem potencial, considerando o alto valor do mirtilo e a proximidade com mercados. O estado, com o avanço da biotecnologia, está começando a viabilizar a produção, quebrando a barreira climática e abrindo caminho para o cultivo da fruta no estado”, informou Flávio.

Conforme o especialista, atualmente, o Brasil tem cerca de 500 hectares plantados, liderados por empresas privadas e agricultura familiar.

O produtor de café no município de Mulungu, André Martins, participou do curso e falou sobre a importância dele para expandir seu negócio. “Foi excelente uma oportunidade para nós produtores da região. Um curso como esse é de um valor excepcional porque abre vários horizontes para a agricultura, para o pequeno e médio agricultor também terem noções”, disse.

“O Ceará é um estado rico em condições climáticas para a produção desta cultura de alto valor agregado que é o mirtilo, produto promissor para exportações na Europa. Hoje contamos com áreas experimentais em Russas, Tianguá e Limoeiro do Norte, e o Governo do Estado, por meio da SDE e da Adagri, tem realizado seu papel de incentivar os produtores destas regiões, através de políticas públicas, com foco no desenvolvimento econômico do agronegócio cearense”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho.

O secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, também avalia cenário favorável para impulsionar a produção de mirtilo no Ceará. “A cultura do mirtilo tem grande importância mundial devido a sua alta demanda e valor agregado. No Brasil, sua produção é muito pouca, porém acreditamos que o Ceará possa vir a ser um pólo de produção por diversos fatores, como a nossa condição de luz solar, pela nossa localização estratégica no Atlântico, já que se trata de uma cultura facilmente exportada para o mercado europeu, americano e asiático. Todos eles querem mirtilo hoje. Aliado ao fato de que as novas variedades desenvolvidas já estão bem adaptadas a climas mais quentes, essa é uma grande oportunidade para nosso estado”.