Jucec e Semace fortalecem integração para facilitar abertura de empresas no Ceará
20 de agosto de 2025 - 14:54 ##Jucec #Empreendedorismo #Semace
Ascom Jucec
A Junta Comercial do Ceará (Jucec) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) se reuniram, nesta quarta-feira (20/08), para discutir ações que promovam maior integração entre os órgãos estaduais e facilitem o processo de abertura de empresas no estado.
Participaram da reunião, representando a Jucec, o presidente Eduardo Jereissati, e a gerente de Negócios e Integrações, Marcela Napoleão. Já pela Semace, estiveram presentes o novo superintendente João Gabriel Laprovítera, e o diretor de licenciamento, Ulisses Oliveira. O professor Eduardo Azevedo e consultor do Sebrae Ceará também marcou presença.
Um dos temas centrais do encontro foi a classificação de risco na abertura de empresas, que envolve a avaliação e categorização dos potenciais perigos que podem afetar o negócio, desde o planejamento até a operação. O diretor de licenciamento da Semace, Ulisses Oliveira, destacou que há um projeto em desenvolvimento, que deve simplificar o processo ao reduzir etapas relacionadas ao licenciamento ambiental.
“ A integração entre a Jucec e a Semace tem o objetivo de tornar o processo de licenciamento mais fluido, separando as atividades que não necessitam de licença das que precisam, e permitindo, por meio das declarações de isenção, formalizar essas empresas assegurando o controle ambiental”. O diretor explicou ainda que “a iniciativa reduz a demanda interna e diminui significativamente o tempo de abertura de novas empresas. Isso possibilita que o desenvolvimento econômico seja materializado sem comprometer a proteção ambiental”.
O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, afirmou que a reunião também permitiu discutir a Redesim no Ceará e identificar oportunidades para aprimorar a integração da Semace com o Integrador Estadual da Jucec. “A cooperação com a Semace, especialmente sob a nova gestão do superintendente João Gabriel Laprovitera, contribuirá para o fortalecimento do ambiente de negócios no estado e para a implementação de processos mais ágeis e eficientes”, disse.
A gerente de Negócios e Integrações da Jucec, Marcela Napoleão, reforçou a importância da cooperação entre os órgãos para a otimização dos processos administrativos e a promoção de um ambiente de negócios mais eficiente.
“Simplificar não é afrouxar as regras, mas permitir que o Estado concentre esforços nas atividades que realmente apresentam riscos, seja à segurança ou ao meio ambiente. O resultado é duplo: fortalecemos a proteção ambiental e promovemos um ambiente de negócios mais saudável, atrativo e seguro para quem deseja empreender no Ceará”, declarou.
A cooperação entre Jucec e Semace deve resultar em processos mais rápidos e claros para os empresários, permitindo que atividades que não exigem licenciamento ambiental sejam formalizadas de forma segura e eficiente. Com isso, espera-se reduzir a burocracia, otimizar o tempo de análise dos órgãos e dar mais previsibilidade às empresas, ao mesmo tempo em que fiscaliza a preservação do meio ambiente e mantém a qualidade dos serviços prestados à sociedade.