Produção de lítio, confecção, tecnologia e agronegócio em Quixadá são pautas debatidas por SDE

18 de agosto de 2025 - 09:27 # # # # # #

Ascom SDE

As vocações regionais do município de Quixadá foi assunto debatido pela Secretaria do Desenvolvimento Economico do Ceará (SDE). O secretário Domingos Filho recebeu na sede da secretaria o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, para tratar de pautas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico do município e de toda a região do Sertão Central. A agenda do encontro incluiu conversas sobre o lítio, a expansão do polo de confecção, o fortalecimento do agronegócio e o crescente setor de tecnologia.

No encontro, um dos principais assuntos abordados foi o potencial do lítio na região. Segundo o prefeito, estudos geológicos indicam que o minério encontrado no Sertão Central possui um alto grau de pureza, “até superior à média nacional”. Essa característica oferece uma grande vantagem competitiva, e o município está ativamente prospectando empresas e indústrias interessadas em se beneficiar desse recurso.

“Nós estamos querendo conversar com quem pode nos ajudar para poder ver se a gente consegue desenvolver isso aí,” afirmou Ricardo, ressaltando que o tema também já foi discutido com o governador Elmano de Freitas. “O objetivo é atrair investimentos que possam transformar a realidade econômica local”, frisou o gestor municipal.

O crescimento do polo de confecção de Quixadá, que já emprega cerca de 800 pessoas em uma das fábricas foi pauta seguinte discutida na reunião. Para expandir esse número, o município firmou uma parceria com o Governo do Ceará para a construção de um novo galpão, que deve ficar pronto ainda este ano. O prefeito conversou com o secretário sobre o plano de atrair novas indústrias para ocupar esse espaço e gerar mais empregos.

O setor do agronegócio, considerado um pilar da economia local, também foi pauta do encontro. Em colaboração com a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Quixadá está idealizando projetos focados no desenvolvimento da avicultura.

Nesse contexto, Ricardo convidou a SDE para participar do ENEO (Encontro Nordestino de Produtores de Leite e Derivados), um dos maiores eventos do segmento no Nordeste. O ENEO acontecerá em Quixadá de 11 a 13 de setembro e terá o Governo do Estado como um dos apoiadores. A programação incluirá a apresentação de novidades e empresas de tecnologia, reforçando o papel do município como um polo de inovação.

Outro assunto tratado na reunião, a vocação tecnológica de Quixadá, foi um ponto de destaque. Com 2 mil alunos matriculados em cursos de tecnologia, incluindo um campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) dedicado exclusivamente à área, a cidade tem investido em inovação, segundo informou Silveira.

Durante o ENEO, será inaugurada a Estação Tecnológica, um espaço que funcionará na antiga estação ferroviária e abrigará 100 startups. A iniciativa visa fortalecer ainda mais o ecossistema de tecnologia de Quixadá e solidificar sua posição como um polo de inovação no estado.

Para Domingos Filho, as propostas do município impulsionam o crescimento econômico da região e do Ceará. “É fundamental discutirmos esses projetos que destacam as vocações regionais do município e que se refletem no desenvolvimento econômico do estado, que podem proporcionar diversas oportunidades e mais empregos para a região e cidades vizinhas inclusive. Estamos à disposição para colaborar com as iniciativas”, disse o titular da SDE.