SDE e instituições debatem estratégias de revitalização do cultivo de algodão no Ceará
31 de julho de 2025 - 15:38 #Agronegócio #Algodão #Tauá
Ascom SDE
Na manhã de quinta-feira (31), representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e de instituições cearenses estiveram reunidos no município de Tauá, no “Dia de Campo”, para discutir alternativas de revitalização do cultivo de algodão. Foram apresentados os avanços da atividade na região e a viabilidade de revitalizar essa importante cultura no Ceará.
A iniciativa busca não apenas impulsionar a produção local, mas também atrair indústrias de beneficiamento de algodão para a região, gerando empregos e fortalecendo a economia agrícola cearense.
O Dia de Campo contou com a presença de empresários do setor algodoeiro, incluindo as indústrias têxteis cearenses Santana Textiles e Vicunha Têxtil, além do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira. Também estiveram presentes membros do Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará).
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também participou do encontro, sendo representada pelo técnico Gildo Pereira. A instituição, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estará à frente das técnicas inovadoras para levar soluções para o fortalecimento do cultivo de algodão no estado.
“Esta é uma oportunidade única para, juntos, incentivar a cultura do algodão e trazer fábricas para nossa região. Por isso, convidamos produtores rurais, agrônomos, estudantes e demais interessados na agricultura cearense para conhecerem de perto essa iniciativa que promete transformar o panorama agrícola do estado colaborando para o desenvolvimento econômico cearense”, declarou o secretário da SDE, Domingos Filho.