SDE discute projeto para missão Ceará-Portugal no agronegócio
17 de julho de 2025 - 16:24 #Agronegócio #Câmara Brasil-Portugal #Investimentos #Portugal
Ascom SDE
O Ceará está se preparando para uma inédita missão institucional e empresarial focada no agronegócio em Portugal. O projeto, idealizado pela Câmara Brasil Portugal, foi apresentado nesta quinta-feira (17) ao secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Silvio Carlos, na sede da secretaria.
A iniciativa tem como objetivo explorar novas oportunidades de negócio, promover a troca de experiências e atrair investimentos. A ideia é estabelecer um intercâmbio produtivo entre as regiões, buscando similaridades climáticas e geográficas para potencializar o agronegócio em ambos os lados.
“Pela primeira vez, vamos levar um grupo institucional, do governo, e de empresários do agronegócio para conhecer as oportunidades do setor em Portugal. O intuito é identificar as regiões do Ceará que são climaticamente e geograficamente parecidas com as regiões de Portugal e ver qual é a ambiência de negócio e de oportunidades que existem entre essas duas regiões”, informou a presidente da Câmara Brasil Portugal, Patrícia Campos.
Segundo Patrícia, o projeto inclui visitas técnicas, rodadas de negócios e um foco abrangente em toda a cadeia produtiva do agronegócio, incluindo logística, importação, exportação e e-commerce. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da SDE, e de outras entidades.
Além da viabilidade de negócios, a missão, prevista para abril do próximo ano, busca promover a troca de conhecimento e práticas inovadoras em toda a cadeia produtiva do agronegócio. A meta é ampliar o foco para além dos produtores, buscando atrair investidores e envolver toda a cadeia, incluindo agências certificadoras.
“O projeto é uma oportunidade para uma parceria produtiva com Portugal, visando conhecer experiências de sucesso, principalmente na agregação de valor de produtos da agricultura e da pecuária, colaborando com o desenvolvimento econômico do Ceará. A SDE está à disposição da Câmara Brasil Portugal para colaborar com a iniciativa”, afirmou Silvio Carlos.