SDE e Sindpan alinham estratégias para fortalecer cadeia produtiva de panificação no Ceará

16 de julho de 2025 - 13:57 # # # #

Ascom SDE

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de panificação no Ceará, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado (Sindpan-CE) se reuniram na sede da SDE, na manhã desta quarta-feira (16). Os representantes do sindicato foram recebidos pela secretária executiva da indústria da SDE, Brígida Miola.

“O momento foi uma oportunidade do Sindpan se aproximar da SDE e entender como a secretaria pode ajudar o setor de panificação, o que podemos fazer juntos para buscar planos de melhorias. Hoje, os planos giram em torno de mão de obra. Viemos apresentar um projeto de uma central de produção que ajudará muito o panificador, principalmente o pequeno produtor”, informou o presidente do sindicato, Alex Martins.

De acordo com o presidente do Sindpan, o projeto da construção da central de produção visa fornecer pão congelado para padarias que estejam com dificuldades de produção ou de contratação de padeiros. O projeto piloto está em fase de estudos e elaboração.

Atualmente, o sindicato conta com 200 associados da pequena, média e grande indústria de panificação e confeitaria em todo o estado.

O Potencial do Setor de Panificação no Ceará

Segundo Martins, o setor de panificação gera 30 mil empregos diretos e 45 mil indiretos (fornecedores). “A panificação está em todos os municípios do Ceará, com pelo menos uma padaria. É um setor pujante, importante, e a gente vê um crescimento exponencial nesses últimos dois anos depois da pandemia”, disse o presidente do sindicato.

Para Brígida Miola, “a cadeia produtiva é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado. Discutir o projeto será um grande passo para buscarmos melhorias para as indústrias cearenses de panificação. Estamos à disposição do sindicato para alcançarmos melhorias e com isso impulsionar mais a geração de empregos e renda para o Ceará, por meio deste importante setor para nossa economia”, destacou a secretária.