SDE e Fipe conversam sobre estratégias que podem impulsionar projetos de pesquisas com foco no desenvolvimento econômico do Ceará

8 de maio de 2025 - 09:43 # # #

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, recebeu visita de representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta manhã, na sede da SDE. O encontro teve como objetivo apresentar alguns projetos da instituição e possibilidades de parceria com o Governo do Estado.

“O Ceará é um estado com 184 municípios, com oito regiões administrativas, e cada região tem uma vocação econômica diferente. A Fipe é uma fundação que trabalha com indicadores econômicos e também com projetos de pesquisas voltados ao desenvolvimento econômico, e nós viemos conversar um pouco sobre isso, e sobre a possibilidades de parcerias com a SDE”, informou o coordenador de projetos da Fundação, Thiago Ferraresi.

O Índice de Preços ao Consumidor, a tabela de veículos, pesquisas na área de turismo e a pesquisa Zap Móveis (sobre o valor do custo do metro quadrado por região na construção civil e de locação, compra e venda) foram um dos projetos apresentados pelos representantes da fundação.

“Acho que a Fipe pode ajudar o estado do Ceará e a Secretaria, a enxergar um pouco mais, as vocações econômicas das regiões e começar a pensar em outras matrizes de desenvolvimento”, disse Thiago.

De acordo com o secretário da SDE, Domingos Filho, a possível parceria com a fundação poderá ser benéfica para fomentar investimentos e negócios no estado. “É com entusiasmo que recebemos as propostas da fundação que demonstram a importância da inovação em vocações econômicas em todo o Ceará. Vamos analisar os projetos da instituição para que, com a possível parceria, entre Governo do Estado e Fipe, possamos potencializar soluções inovadoras em prol do desenvolvimento econômico de nosso estado”, afirmou o titular da SDE.

Sobre a Fipe

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. A organização apoia instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Tem destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.