SDE discute melhorias para fortalecimento e desenvolvimento econômico da cadeia produtiva de apicultura no Ceará

30 de abril de 2025 - 14:04 # # #

Discutir melhorias para o fortalecimento e o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva de apicultura no Ceará. Foi com este objetivo que o secretário do Desenvolvimento do Estado (SDE), Domingos Filho, se reuniu com representantes da Federação da Apicultura do Ceará (Face), na terça-feira (29), na sede da SDE.

Na pauta, foram abordados projetos de investimentos em produção, tecnologia, capacitação, e gestão, no intuito de impulsionar a produção de produtos da apicultura do Estado, e aumentar a produtividade e competitividade.

Hoje, o Ceará produz uma quantidade significativa de mel, contribuindo para a economia local.

O mel produzido no estado é conhecido por sua qualidade e sabor da características superiores em relação a sua pureza. “Temos a qualificação do melhor mel, pólen, própolis do mundo, com produção 100% cearense e com as suas famílias cearenses. Sabemos que o papel da SDE hoje, com o secretário Domingos Filho, é uma grande porta, para mostrar o grande potencial que existe no Ceará”, informou o apicultor e presidente da Face, Irineu Fonseca.

Segundo Fonseca, a federação conta hoje com cerca de 8.700 famílias associadas que vivem da atividade de apicultura no estado. “Acreditamos que através da parceria com a SDE, além do apoio à educação / capacitação, nós elevamos os níveis em todas as cadeias produtivas”, afirmou o presidente da Face.

O secretário da SDE, Domingos Filho, demonstrou apoio às demandas. “Estaremos, junto ao governador Elmano de Freitas, trabalhando para fortalecer a apicultura no Ceará, através de políticas públicas, proporcionando inovação, incentivo tecnológico, e capacitação por meio dos projetos existentes, ressaltando também a agricultura familiar e a sustentabilidade em prol do desenvolvimento econômico desta atividade que evidencia nosso estado pela qualidade de seus produtos”, declarou o titular da secretaria.