SDE e Embrapa alinham ações para impulsionar o desenvolvimento econômico da agricultura e pecuária no Ceará

23 de abril de 2025 - 10:06 # # #

Ascom SDE

O Governo do Ceará segue investindo em políticas públicas para impulsionar o desenvolvimento econômico na cadeia produtiva da agricultura e pecuária. O Secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Domingos Filho, esteve reunido com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para discutir o alinhamento de ações dos setores no estado.

“Vimos apresentar ao secretário Domingo Filho a atualização de algumas ações da Embrapa no Ceará visto que essas duas atividades produtivas são relevantes para a geração de emprego, renda e desenvolvimento no estado, além de firmar novos compromissos com a SDE, considerando também que o estado do Ceará é beneficiário de duas unidades de nossa instituição que trabalham com agricultura”, informou a chefe-geral do setor de Caprinos e Ovinos da Embrapa Sobral, Ana Clara Cavalcante.

No Ceará, a Embrapa possui forte atuação em ovinos e caprinos na região do Inhamuns. “Vimos também tratar com a SDE sobre três projetos que estamos desenvolvendo na região, para tornar o Estado referência em produção de reprodutores adaptados às mudanças climáticas e eficientes no uso dos alimentos. Temos uma genética do animal que come pouco e ganha muito peso, que é muito bom para os nossos sistemas produtivos.

Neste ano, em que a Embrapa completa 50 anos, a instituição também destaca mais dois projetos relevantes para o Estado, sendo uma relacionada com sistemas de produção sustentáveis de caprinos e ovinos de corte no Semiárido, além de um projeto com as forrageiras do Ceará, uma parceria da Embrapa com SDE e Federação da Agricultura do Estado, que tem como objetivo implementar 2.000 mil unidades de produção de forragem nas diferentes macrozonas cearenses.

Para o secretário da SDE, “a parceria entre Governo do Ceará e Embrapa, por meio da SDE, é fundamental para o desenvolvimento econômico do estado, gerando oportunidades, inovação e sustentabilidade para as atividades de agricultura e pecuária e de toda a cadeia produtiva. Estaremos empenhados em apoiar os projetos que seguem sendo desenvolvidos pela instituição em parceria com o Governo do Estado, e com isso beneficiar milhares de famílias que vivem de iniciativas oriundas do agronegócio”, concluiu o titular da pasta.