Com foco em investimentos para o Ceará, SDE marca presença na FeniCafé 2025 em Minas Gerais
22 de abril de 2025 - 10:56 #Agronegócio #atração de investimentos #Cafeicultura #Minas Gerais
Ascom SDE
Com intuito de atrair investidores para o Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) marcou presença na edição do 28ª FeniCafé 2025 – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, ocorrida em Araguari, Minas Gerais. A feira é um dos eventos de cafeicultura mais aguardados do ano, reunindo profissionais, especialistas e produtores para compartilhar conhecimentos e inovações.
Na ocasião, o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, participou da mesa de abertura do evento, ocasião em que falou sobre as potencialidades do Ceará para a produção de café e para atração de negócios para o estado. Ele também detalhou sobre a experiência da participação da secretaria numa feira na Colômbia no ano passado, oportunidade em que o Governo do Estado apresentou suas vantagens para atrair investidores internacionais.
“O estado tem um potencial grande, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, e até em regiões mesmo mais baixas, onde produzimos café de excelente qualidade, e temos especialistas nisso. Os cafés gourmet, de alta qualidade, que são produzidos no Maciço de Baturité, hoje, já ganham mercado em Fortaleza. Então, foi de extrema importância nossa participação na feira e divulgar que o estado do Ceará tem um potencial para a produção de café, para atrair investidores.
O gestor também destacou ações e um projeto do Governo do Estado para estimular culturas de alto valor agregado tais como a produção de cacau, mirtilo, pitaya e avocado. “O café está dentro destas culturas porque é uma cultura que realmente precisa de investimentos e que gera renda e emprego. E por isso é muito importante que o Ceará pense e foque no café como uma cultura importante para ser trabalhada”, concluiu o gestor.