SDE e Secult-CE alinham estratégias para fortalecimento da cultura e economia no Ceará

11 de abril de 2025 - 09:37 # #

Fortalecer ações da cultura como economia para o estado do Ceará. Este foi o objetivo da visita de representantes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) ao secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Domingos Filho. O encontro ocorreu na sede da SDE, nesta semana.

De acordo com a titular da Secult-CE, Luisa Cela, a secretaria está desenvolvendo projetos culturais para os próximos dois anos, e pretende contar com a parceria da SDE. “Estamos num processo de criação de empresa pública para o audiovisual e games para trabalhar com a indústria desses dois grandes mundos, e que tem se fortalecido muito enquanto economia”, informou a gestora.

Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secult-CE, destaca-se a realização do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento que traz a vertente de negócio e de mercado nos setores criativos reunindo compradores de todos os estados do país, de alguns países, principalmente da América Latina e da Iberoamérica.

O MICBR está previsto para acontecer na primeira semana de dezembro deste ano e estima reunir mais de 2.000 participantes, segundo a secretaria.

“Queremos contar com a parceria da SDE para realizar este grande evento e também para analisar a relação com as empresas que são incentivadas pelo Governo do Estado através do Fundo de Desenvolvimento Industrial, e que aportam recursos no desenvolvimento de projetos culturais”, disse Luisa.

Para os próximos passos, a Secult-CE e SDE receberão no Ceará a visita de representantes do Ministério da Cultura, ocasião em que discutirão pontos para a realização do MICBR.

“Estamos entusiasmados com esta parceria com a Secult-CE para proporcionar o fortalecimento cultural e econômico de nosso estado. A cultura é uma grande ponte para a inovação de mercados e de oportunidades de negócios para empreendedores cearenses. Vamos nos empenhar para o sucesso de todas as ações com a secretaria”, declarou o titular da SDE, Domingos Filho.