Com foco em atração de investimentos para o Ceará, SDE marca presença em reunião do Sistema Fecomércio e consules internacionais

9 de abril de 2025 - 10:46 # # #

Ascom SDE

Na terça-feira, dia 8 de abril, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) marcou presença na Reunião Ordinária da Câmara de Relações Internacionais do Sistema Fecomércio-CE – CRI. O encontro ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo, em Fortaleza, reunindo autoridades e representantes da federação e de diversos cônsules internacionais.

Na pauta, a reunião abordou assuntos pontuais do Sistema Fecomércio-CE e da sociedade consular visando a atração de investimentos e o desenvolvimento da economia no estado do Ceará. Dentre os aspectos pautados, destacam-se a criação de um centro de informações, projetos e eventos de fomento à cultura e negócios, e eventos relacionados ao combate à fome.

“Discutimos muitos assuntos interessantes para a economia do Ceará, dentre eles uma solicitação importante ao secretário Domingos Filho para transformar a secretaria num elo de ligação do acordo entre a Europa e o Mercosul, que encontra-se praticamente assinado, e sob atual conjuntura internacional, muito ainda discutível do ponto de vista do comércio internacional”, informou o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Vicente Ferrer.

Ainda conforme Ferrer, “é importante que a SDE dê sua participação com o secretário à frente de sua gestão para transformar o Ceará num ponto de investimentos de negócios com a Europa e com o resto do mundo. É de extrema importância essa política de atração de investimentos, de intercâmbio com os outros países”, disse o gestor.

Durante a reunião, o secretário detalhou aspectos favoráveis para atrair investidores. “Temos clima favorável, além dos 573 quilômetros de litoral, energia solar e eólica, temos urânio, áreas industriais, uma série de potenciais econômicos para que a SDE, através do secretário Domingos, promova uma onda de atrações para modificar realmente o cenário da economia do Ceará”, detalhou Vicente Ferrer.

Ainda neste mês, ambas as instituições estarão articulando a realização de dois eventos: uma nova edição da Feira das Nações, ambos a serem realizados no Centro de Eventos do Ceará. “A feira está programada para o ano que vem. Então temos bastante tempo para podermos trabalhar aqui no Centro de Eventos. E temos tempo suficiente para trabalharmos os consulados, as embaixadas e com certeza isso será motivo para abrir as novas embaixadas e países que não estão representados aqui no estado que passarão a ser representados”, concluiu Ferrer.