SDE e Aprece firmam acordo que potencializa políticas públicas com atração de investimentos para municípios cearenses

24 de fevereiro de 2025 - 15:13 # # #

Ascom SDE

Ampliar a capilaridade e maximizar o impacto das políticas públicas promovidas pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) nos municípios cearenses, com foco em atração de investimentos. Com esta premissa, a SDE acaba de firmar um Acordo de Cooperação com a Associação dos Municípios do Estado (Aprece), que estabelece ações de promoção, suporte, compartilhamento de informações, apoio à execução de iniciativas locais e atividades de difusão, além de outras atividades relacionadas.

Com o termo, a SDE, em parceria com a Aprece, fortalecerá suas atividades na busca de potenciais empresas (leads) que desejam se instalar no estado. O acordo também prevê a criação do programa intitulado “Município Protagonista”, propondo que os 184 municípios do Ceará tenham equipes prospectando investimentos para o estado. A ideia é que todos os municípios possam se tornar protagonistas na atração de investimentos para eles.

O programa tem como objetivo proporcionar a descentralização dos investimentos empresariais realizados no Estado, com capacitações de gestores municipais de desenvolvimento para participação ativa no processo de atração de novos negócios e tudo isso contando com o apoio do corpo técnico da SDE.

A primeira edição do programa contemplou, em 2024, a região do Sertão Central, em Quixeramobim. A segunda edição contemplou a região do Litoral Leste, em Aracati.

Para este ano, 12 novas edições estão sendo planejadas pela SDE e Aprece, no intuito de abranger todas as regiões econômicas do estado.

“A celebração deste acordo firma o compromisso do Governo do Ceará, por meio da SDE e Aprece, para levar novos e potenciais investimentos para os municípios, aumentando o poder econômico e o desenvolvimento de cada um. Uma iniciativa que destaca a inovação e que impulsionará todas as atividades voltadas para a atração de novas empresas que vejam o Ceará como um pólo econômico para investir e multiplicar seus rendimentos”, informa o titular da SDE, Domingos Filho.