SDE discute estratégias para fortalecimento da carcinicultura no Ceará

19 de fevereiro de 2025 - 09:30 # # # # #

Ascom SDE


Traçar estratégias para fortalecer e potencializar o setor de carcinicultura e a comercialização de camarão no estado do Ceará. Foi com este objetivo que os secretários de Desenvolvimento Econômico do estado, Domingos Filho, e o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos, se reuniram com representantes do setor, na sede da SDE, na manhã da quarta-feira, dia 18 de fevereiro.

Na ocasião, os gestores da SDE assistiram apresentações de ações de apoio, integração, além de capacitações voltadas para o setor, apresentados por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do estado ligada ao Ministério da Pesca e Aquicultura (SFPA/MPA) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Atualmente, 59 cidades do estado fazem parte do perímetro da produção de camarão, segundo a SFPA/MPA. “Contamos com o apoio direto da SDE para que possamos expandir ainda mais as capacitações aos produtores do Ceará, e a questão da comercialização”, informou a superintendente da SFPA/MPA, Keivia Dias, durante a reunião.

O secretário da SDE, Domingos Filho, se comprometeu em apoiar o setor, e sugeriu também a criação de um grupo de trabalho para traçar estratégias no intuito de atender as principais necessidades para as atividades de carcinicultura. O GT será composto: pela secretaria, por prefeituras/municípios, produtores, SFPA/MPA, Codevasf, Camarão BR, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Associação dos Carcinicultores do Perímetro Irrigado de Morada Nova, e de demais instituições vinculadas ao assunto.

“Vamos buscar objetivos pragmáticos para impulsionar as atividades do setor de carcinicultura que tem se destacado ao longo de anos no cenário econômico de nosso estado. É uma das demandas prioritárias do Governo do Ceará poder oferecer melhores condições e alternativas, além de atender todas as necessidades dos produtores de camarão, para que possam alavancar seus negócios, gerando emprego e renda em todos os municípios do perímetro desta cadeia produtiva”, enfatizou Domingos Filho.