Comitiva dos Países Baixos visita Ceará em busca de novas parcerias no setor energético

18 de fevereiro de 2025 - 13:22 # # # #

Ascom SDE - Texto e fotos

Uma comitiva dos Países Baixos está esta semana no Ceará em busca de novas parcerias no setor de energias renováveis e hidrogênio verde. Liderados pela vice-embaixadora dos Países Baixos no Brasil, Afke Mulder, o grupo esteve reunido nesta segunda-feira (17) com o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino, e com o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho. Hoje, eles visitam o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação  (ZPE) do Ceará.

Durante a reunião, Domingos Filho, falou sobre os esforços do Governo do Ceará para a instalação da tecnologia e reconheceu seus benefícios para o estado. “Trata-se de um projeto de expansão de grande importância para o Ceará, que trará muitos benefícios para todos os cearenses, sobretudo por se tratar de um projeto sustentável, que utilizará tecnologia eólica off shore, promovendo, desta forma, o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente. Esperamos ampliar nosso relacionamento com todos os parceiros para alcançarmos esta transição energética que é uma das prioridades de agenda do governador Elmano de Freitas”, declarou o titular da SDE.

A vice-embaixadora destaca que a visita da delegação tem como objetivo explorar o que é necessário em termos de infraestrutura e também o que é preciso para reduzir o risco dos projetos de investimento. Ela destaca que o Brasil, incluindo o Nordeste, tem uma grande oportunidade de assumir um papel importante no mercado de energia e indústria verde no mundo.

“Uma das ambições compartilhadas é criar um corredor de energia verde, incluindo o hidrogênio, entre o Nordeste do Brasil e a Europa, com o Porto de Rotterdam. Criar esse corredor exige uma nova cadeia de valor, e para isso é necessário criar a infraestrutura, os incentivos, as parcerias e as condições adequadas. Requer o envolvimento de muitos partidos públicos e privados. Esperamos que essa visita contribua para a construção das parcerias necessárias entre o Brasil e a Holanda, para tornar essa visão compartilhada uma realidade”, aponta.

A comitiva é formada por Wouter Demenint, do Porto de Roterdã; Ulco Vermeulen, Ann Abbheijden e Annelies Buist, da empresa de gás natural Gasunie; Cas König, do Groningen Seaports; e Patrick Cnubben, da New Energy Coalition. Após agenda em Fortaleza nesta segunda, eles visitam o Complexo do Pecém amanhã (18).

“Pudemos apresentar o diferencial do nosso Hub de Hidrogênio Verde, o projeto mais avançado do Brasil. Temos abundância em energias renováveis, um projeto robusto de infraestrutura compartilhada e mão de obra local, o que nos dá grande competitividade diante de outros projetos”, destacou Max Quintino.