SDE debate implantação de projetos eólicos offshore em Caucaia e Camocim
14 de fevereiro de 2025 - 10:37 #Camocim #Caucaia #Desenvolvimento Sustentável #energia eólica
Ascom SDE
O secretário de desenvolvimento econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, recebeu representantes da empresa BI Energia para debater sobre dois projetos eólicos offshore a serem instalados nos municípios de Caucaia e Camocim.
O complexo eólico de Caucaia contará com aproximadamente 48 turbinas offshore, num total de 576MW que em produção máxima, será capaz de suprir a necessidade de consumo energético residencial de 30% do estado do Ceará. Em Camocim, o segundo projeto eólico offshore da BI Energia terá 100 aerogeradores e capacidade instalada de 1,2 GW. O parque prevê um investimento de R$ 14 bilhões, segundo a empresa.
“A SDE apoia esta iniciativa que está alinhada ao compromisso de gestão do governador Elmano de Freitas, proporcionando a geração de emprego e renda permitindo energia limpa por meio da tecnologia offshore. A implantação dos dois projetos é sinônimo de inovação e de desenvolvimento econômico para o nosso estado”, analisa Domingos Filho.
A BI Energia, empresa do grupo BI Participações e Investimentos LTDA – formada pela empresa Imprese e Sviluppo Srl, é uma das pioneiras no investimento em parques eólicos offshore no Brasil. A empresa foi representada pelos membros Michele Raffa, proprietário, Raoni Ceci, diretor administrativo e Sérgio Araújo, consultor.