Com reunião na embaixada do Brasil e com investidores em Berlim, SDE e Cipp avaliam como positivo o intercâmbio para atração de investimentos durante a Fruit Logística
7 de fevereiro de 2025 - 11:40 #Adagri #Agricultura #Agronegócio #Alemanha #Berlim #Complexo do Pecém #Fruit Logística
Ascom SDE
“Uma grande oportunidade para ampliar as possibilidades de investimentos no estado do Ceará”. Avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, sobre participação da secretária na Fruit Logistica em Berlim, representando o Governo do Ceará, juntamente com representantes do Complexo Portuário Industrial do Pecém (Cipp), e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, gestores das pastas se reuniram com investidores nacionais e internacionais, e representantes da Embaixada do Brasil e do Ministério da Agricultura.
“Foi de grande importância a participação dos órgãos do governo durante a feira. Seja no setor da indústria ou da agropecuária, saio com muito boa impressão do evento e acho que nós vamos expandir esses relacionamentos de oportunidade que o Ceará tem. Na verdade é praticamente um consenso que o estado, na palavra de todos, é hoje como um oásis de oportunidades dentro do Brasil”, destacou Domingos Filho.
Conforme o gestor da SDE, os investimentos voltados para as frutas, Hidrogênio Verde e na área portuária, foram fatores fundamentais durante o evento. “O Ceará tem a área livre para a expansão de frutose, e o porto do Pecém que está mais próximo da Europa, sendo muito mais competitivo em função da logística, do menor tempo de distância de carga. Temos a autosuficiência em energia limpa e ainda com uma possibilidade muito maior da questão do hidrogênio verde”, realçou o secretário.
O Ceará é maior exportador de frutas do país, com áreas bastante relevantes, tendo mais de 20 mil hectares ainda aptos a receber implantação, segundo informou o titular da SDE. “Temos incentivos fiscais, e o governador Elmano de Freitas comprometido para que o estado do Ceará seja um facilitador da atração de grandes negócios”, reforçou Domingos Filho.
O estado do Ceará sai na frente como o maior exportador de frutas frescas no Brasil, com quatro tipos de frutas muito importantes: melão, melancia, uva e manga. “Há 20 anos que a fruta é algo muito especial dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e para o estado do Ceará como um todo. Temos grandes navios voltados apenas para atracagem deste tipo de produto, temos diversas atracações sendo feitas e pensando com novos equipamentos para receber esses grandes navios que vêm buscar fruta. Tudo são fatores fundamentais para que possamos estar aqui na feira, em Berlim, que é a maior do mundo”, informou a vice-presidente financeira do Cipp, Rebeca Oliveira.
Ainda de acordo com a gestora, “nessa categoria, onde temos que estar prestigiando, as linhas de navegação que atracam no porto do Pecém, os produtores que fazem todo o esforço, que produzem na ausência de chuva ou na baixa do dólar, para que possamos fazer parte desse momento que é a exportação de uma fruta, que nasce ali naquela fazenda do Pernambuco, da Bahia, do Rio Grande do Norte, gerando emprego, e ela sair pelo complexo do Pecém para o mundo”, concluiu.