SDE celebra certificação nacional de projeto sustentável que beneficia o desenvolvimento econômico do Ceará
27 de janeiro de 2025 - 18:16 #comercio #Fecomercio #Senac #Sesc
Ascom SDE
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), é um grande apoiador do Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), que teve um de seus braços sociais, o Sesc Ceará, reconhecido nacionalmente com o Selo de Projeto Sustentável, concedido pela Assessoria de Sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc, por meio do projeto Aquisição de Gêneros Através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar.
A certificação destaca o Ceará como o primeiro estado do Nordeste a receber o título, consolidando o compromisso do Sesc com o desenvolvimento socioambiental e segurança alimentar.
Desde 2023, o projeto abastece as unidades de alimentação do Sesc e Senac em todo o estado por meio de 22 cooperativas, beneficiando mais de 2.000 famílias de agricultores. Hoje, já movimentou R$ 27,8 milhões na aquisição direta de produtos, garantindo alimentos com baixo índice de agrotóxicos. Além disso, os excedentes são doados ao Programa Mesa Brasil, ampliando o combate ao desperdício e atendendo comunidades em vulnerabilidade.
A solenidade de entrega da honraria ocorreu no dia 27 de janeiro, no auditório do Senac Aldeota, com a presença de autoridades das instituições do Sistema, e do titular da SDE, Domingos Filho, representando o Governo do Estado. “Trata-se de uma importante certificação, sendo o Ceará exemplo para todo o Brasil. É um orgulho ver esses resultados do projeto e acompanhar este trabalho da instituição que transforma positivamente milhares de vidas, conectando pessoas e fortalecendo nossa economia local com responsabilidade, fator que beneficia diretamente o desenvolvimento econômico de nosso estado”, analisa Domingos Filho.