SDE recebe representantes de empresa chinesa para debater implantação de fábrica de produtos extraídos de resíduos do coco no Ceará
21 de janeiro de 2025 - 15:07 #industria #Oboya #Tecnologia
Ascom SDE
Na manhã desta terça-feira (21), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, esteve reunido na sede da SDA com representantes da empresa chinesa Oboya Horticulture Industries, que apresentaram o projeto que contempla a construção de uma fábrica de substrato à base de resíduos sólidos de coco no estado do Ceará.
O empreendimento prevê a produção de 80 mil toneladas/ano entre os produtos fibra de coco, chips de coco e sacos de cultivo, tendo como foco principal a exportação, totalizando cerca de 4.000 contêineres de 40 pés/ano, com estimativa de faturamento de R$12 milhões por ano.
Segundo a Oboya, a casca de coco representa um desafio ambiental, pois aproximadamente 10% delas são aproveitadas, enquanto 90% são descartadas na natureza. A empresa dispõe de um mercado global e tecnologia para aproveitar este tipo de resíduos, transformando-os e produzindo substratos.
“A implantação do empreendimento promoverá a geração de diversos empregos diretos e indiretos, reafirmando o comprometimento do Governo do Ceará para promover o desenvolvimento econômico do estado, permitindo também a visibilidade do Ceará no trade internacional de negócios através das exportações dos produtos da Oboya. Além disso, o projeto favorece o desenvolvimento no âmbito da sustentabilidade com o reaproveitamento da casca de coco”, avalia o secretário da SDE, Domingos Filho.
Participaram da reunião, a secretária da Indústria, Brígida Miola, o fundador da Oboya Horticulture Industries, Robert Wu, Isabela Canuto da Head de Vendas Brasil do Grupo Oboya no Brasil.
Sobre a Oboya
A Oboya Horticulture Industries é uma companhia global de produção e investimento com sede em Quingdao na China e que fornece insumos e soluções automatizadas para o setor hortícola. A empresa oferece uma vasta gama de produtos e serviços para mais de 80 países, possuindo 24 subsidiárias e escritórios na Ásia, Europa, África, América do Norte e América do Sul.